O Exército de Israel realizou uma ação dentro do hospital Al-Shifa contra o Hamas nesta quarta-feira (15). O local estava cercado há semanas após suspeitas de que estava sendo usado como um posto estratégico pelos terroristas para esconder armas e reféns.
O porta-voz das IDF (Forças de Defesa de Israel), Daniel Hagari, afirmou em um pronunciamento divulgado nas redes sociais que a ação militar foi baseada em informações obtidas pelo serviço de inteligência israelense e uma necessidade operacional.
‘As IDF estão realizando uma operação precisa e direcionada contra o Hamas em uma área específica do hospital Al-Shifa’, afirmou Hagari.
A precise and targeted operation is being carried out against Hamas in a very specific area of the Shifa Hospital. We have soldiers trained specifically for this situation, and continue to reiterate we are ONLY at war with Hamas. We continue to do everything in our power to… pic.twitter.com/75t7YEncBk
Israel acusa os terroristas do Hamas de usar os civis de Gaza como escudos para se proteger na guerra.
‘Nas últimas semanas, Israel divulgou repetidos alertas sobre o uso militar do hospital de Al-Shifa pelo Hamas’, apontou Hagari.
O porta-voz destacou que as operações terrestres realizadas pelos militares do país em Gaza têm o objetivo de ‘derrotar o Hama e resgatar os reféns’ e que a guerra é contra ‘o Hamas e não contra os civis’.
Hagari afirmou também que o Exército permitiu a evacuação em larga escala do Al-Shifa antes do início da operação e que mantém contato com a direção do hospital
Na ação terrorista realizada em 7 de outubro, o Hamas massacrou 1.400 pessoas em território israelense e sequestrou outras 240, entre civis e militares. O ataque foi o estopim para a guerra e desde então Gaza é alvo de ataques de Israel.
BATANEWS