A justiça converteu para preventiva a prisão do advogado Marcos da Silva Borges, 44 anos. Ele foi detido em flagrante no sábado (19), após agredir a ex-esposa e ainda esfaquear a madrinha do filho do casal, dentro de um apartamento no bairro Duque de Caxias 2, em Cuiabá.
A decisão é da juíza da 2ª Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, Glenda Moreira Borges, durante audiência de custódia. Nos autos, ela destacou a ameaça que o advogado fez às duas mulheres, durante uma discussão por não aceitar o fim da relação.
‘(…) em razão de não aceitar o fim do relacionamento com aquela, tendo se utilizado de uma arma branca dizendo que ‘ENTÃO VOU MATAR AS DUAS’, só não conseguindo o seu intento por ter L. empreendido fuga, porém, S. acabou lesionada com cortes da faca que estava sendo utilizada pelo custodiado.’
No documento, a magistrada concluiu que a liberdade de Marcos representa risco à vida da vítima, já que ele provou ser uma pessoa violenta. A ex-esposa, ainda segundo a decisão, está fragilizada com a situação.
“A gravidade concreta do crime como fundamento para a decretação ou manutenção da prisão preventiva deve ser aferida, como no caso, a partir de dados colhidos da conduta delituosa praticada pelo agente, que revelem uma periculosidade acentuada a ensejar uma atuação do Estado cerceando sua liberdade para garantia da ordem pública, nos termos do art. 312 do Código de Processo Penal”, diz a decisão.
‘Esses motivos servem como sustentáculo para que seja aplicada medida cautelar mais severa, a fim de proteger a vítima que já se mostra fragilizada, evitando uma tragédia ainda maior.’
Marcos foi preso pela Polícia Militar na noite de sábado. Narra o boletim de ocorrência que, quando os militares chegaram no local, encontraram uma das vítimas ensanguentada no saguão do edifício, com um ferimento a faca na perna.
Em seguida, foram acompanhados de um delegado – que mora no residencial – até o apartamento onde estava o casal. Assim que a porta do elevador se abriu, os policiais se depararam com o agressor, que estava na companhia do filho.
Nesse momento, ele recebeu voz de prisão. Em seguida, saiu do apartamento a ex-esposa dele, com vários ferimentos no rosto e corpo.
As duas mulheres foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Médico Móvel de Urgência e encaminhadas ao hospital. O atual estado de saúde delas não foi divulgado.