Close Menu
NCV NewsNCV News
    NCV NewsNCV News
    • Home
    • Destaque
    • Policial
    • Saúde
    • Economia
    • Esportes
    • Política
    • Geral
    • Cidades
    • Internacionais
    • Curriculum
    NCV NewsNCV News
    Home»Destaque»Junho Vermelho: bolsas de sangue ajudam pacientes com leucemia
    Destaque

    Junho Vermelho: bolsas de sangue ajudam pacientes com leucemia

    BarthimanBarthimanjunho 20, 2025
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email WhatsApp

    Neste Junho Vermelho, mês do doador de sangue, o Banco de Sangue do HSPE (Hospital do Servidor Público Estadual) de São Paulo reforça a importância das doações de sangue para a manutenção da vida de pacientes em tratamento contra leucemias e outros quadros de câncer hematológico (linfomas e mielomas).

    No HSPE, 371 pessoas trataram o problema de 2023 a 2025. De acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer), são esperados 11.540 novos casos da enfermidade no país nesse mesmo período.

    A transfusão de sangue é essencial durante tratamento da leucemia e de outros quadros oncológicos. Os pacientes precisam constantemente de bolsas de sangue para minimizar os impactos das enfermidades no organismo e do próprio tratamento quimioterápico, que é agressivo. É comum, a necessidade de transfusão depois das sessões de quimioterapia.

    A leucemia causa o surgimento desregulado de células defeituosas na medula óssea, que é responsável pela produção de glóbulos vermelhos e brancos e plaquetas. A baixa quantidade dessas células do sangue em sua estrutura ideal gera quadro grave de anemia, fragilidade do sistema imunológico, além de facilitar sangramentos e hemorragias. O tratamento mais frequente da doença é com quimioterapia agressiva.

    A leucemia e o próprio tratamento para combatê-la impactam na produção da medula óssea de componentes do sangue. Para diminuir os sintomas da doença e dos efeitos do tratamento no paciente, a transfusão de sangue é essencial, pois repõe a quantidade mínima de glóbulos vermelhos e plaquetas em sua estrutura ideal no corpo.

    O diretor do Banco de Sangue do HSPE, o médico hematologista Fábio Lino, explica a doação de sangue é fundamental para o tratamento de doenças onco-hematológicas e nos casos graves de trauma e cirurgias de grande porte. “A partir de uma bolsa de sangue é possível fracionar o conteúdo e transformá-lo em outras quatro bolsas com hemocomponentes específicos, que podem ajudar até quatro pessoas com diferentes enfermidades’, comenta.

    O paciente Miguel Oliveira de Morais, de 17 anos, foi diagnosticado com leucemia em 2023, aos 15. Os sintomas surgiram em dezembro de 2022. Ele sentia muitas dores na barriga, que se espalharam para as costas, com febre. O quadro foi identificado no Pronto-Socorro do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), onde realizou o tratamento da doença. O jovem recebeu mais de 50 bolsas de sangue durante o combate à enfermidade. Atualmente, o estudante está saudável com a doença controlada e os exames sem qualquer alteração.

    “Eu sempre tive vontade de doar sangue, porque meu pai doa desde quando eu era pequeno. Depois do tratamento da leucemia, eu vejo ainda mais importância na doação de sangue, porque uma ação simples, pode salvar vida de diferentes pessoas’, comenta.

    A mãe de Miguel, Fernanda Paula de Oliveira Moraes, detalhe o período de tratamento do filho. “Quando o Miguel recebia bolsa de sangue, eu percebia que a sonolência e o desanimo passavam. Ele ficava mais corado e ativo. Conseguíamos brincar de jogos de tabuleiro e assistir a séries juntos. A doação fez toda a diferença na vida do meu filho, por isso, acho primordial incentivá-la’, complementa.

    A doação de sangue pode ser feita por qualquer pessoa de 16 a 69 anos, com boas condições de saúde e mais de 50 kg. É preciso apresentar documento com foto e, os menores de idade, o responsável legal deve assinar um termo de autorização. É obrigatório ter realizada a primeira doação antes dos 60 anos e estar bem alimentado na data.

    O Banco de Sangue do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, e aos sábados, das 8h às 16h. O endereço é Rua Pedro de Toledo, nº 1.800, São Paulo – SP.

    Com informações da Agência São Paulo.

    destaque

    Leia também

    Arroba do boi gordo hoje: veja como ficaram os preços

    julho 19, 2025

    Corpo Encontrado em Córrego é Identificado como de Operador de Máquinas Desaparecido

    julho 19, 2025

    Jovem é agredido com coronhada em assalto e tem celular e bicicleta levados

    julho 19, 2025
    Ultimas Notícias
    Destaque

    Arroba do boi gordo hoje: veja como ficaram os preços

    julho 19, 2025

    O mercado físico do boi gordo volta a apresentar queda nos preços. O cenário ainda…

    Corpo Encontrado em Córrego é Identificado como de Operador de Máquinas Desaparecido

    julho 19, 2025

    Jovem é agredido com coronhada em assalto e tem celular e bicicleta levados

    julho 19, 2025

    Nova Política: Inovação e Estratégia desafiam velhas práticas nos pequenos Municípios

    julho 19, 2025

    Dificuldade para levantar 5 kg a partir dos 50 anos pode estar ligada a problemas como artrose e depressão

    julho 19, 2025

    Como chá, chocolate e maçãs podem ajudar a reduzir sua pressão arterial

    julho 18, 2025

    Paraguai expulsa brasileiro procurado por homicídio doloso e tráfico de drogas

    julho 18, 2025

    Abiove projeta crescimento na produção de soja para 2025; confira os números

    julho 18, 2025

    Powered by

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    1
    WhatsApp
    Olá 👋
    Podemos ajudá-lo?
    Abrir bate-papo