Os proprietários de veículos com placas terminadas em 4 e 5 têm até o dia 30 de junho para regularizar o licenciamento anual em Mato Grosso do Sul. Ao todo, 204.758 veículos precisam estar com a documentação em dia para continuar circulando legalmente.
O não pagamento do licenciamento acarreta multa de R$ 293,47, além de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o risco de remoção do veículo.
Onde pagar
O pagamento pode ser feito de forma online, por meio do site ou aplicativo “Meu Detran”, além de bancos conveniados e casas lotéricas. Para a emissão do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) documento obrigatório para a circulação, é necessário que o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) esteja totalmente quitado. Quem parcelou o tributo deve estar com todas as parcelas vencidas em dia.
O CRLV está disponível tanto na versão impressa, quanto na digital, acessível por meio da Carteira Digital de Trânsito (CDT).
Calendário de vencimentos
Confira as datas de vencimento para os demais finais de placa:
-
Final 6 – julho
-
Finais 7 e 8 – agosto
-
Final 9 – setembro
-
Final 0 – outubro
Prorrogação para placa final 3
Devido a problemas técnicos na impressão das guias, o Detran-MS prorrogou o vencimento do licenciamento dos veículos com placa final 3 para setembro de 2025. A medida foi tomada após a constatação de divergências entre os dados da capa das correspondências enviadas aos proprietários e as informações contidas nas guias.