O Hamas disse nesta 2ª feira (30.set.2024) que o líder do grupo extremista no Líbano, Fateh Sherif Abu el-Amin, foi morto em um ataque de Israel nas proximidades da cidade libanesa de Tiro. Conforme a organização, ele morreu junto com a mulher e 2 filhos. “Assassinato terrorista e criminoso’, afirmou o Hamas.
Em comunicado publicado no Telegram, as FDI (Forças de Defesa de Israel) disseram que Fateh Sherif Abu el-Amin “era responsável por coordenar as atividades terroristas do Hamas no Líbano com agentes do Hezbollah’. Era também “responsável pelos esforços do Hamas no Líbano para recrutar agentes e adquirir armas’.
A morte de Sherif foi divulgada horas depois de a Frente Popular para a Libertação da Palestina ter dito que 3 de seus integrantes foram mortos em ataque no distrito de Kola, na região central de Beirute. Foi a 1ª vez que Israel realizou ofensiva no centro da capital libanesa desde o início dessa guerra.
Líbano e Israel passam por momento de grande tensão em suas relações. Israel e o grupo libanês Hezbollah travam um conflito na fronteira desde o início da guerra na Faixa de Gaza, em outubro de 2023, depois de um ataque do Hamas, aliado do grupo extremista.
O conflito entre Israel e Hezbollah se intensificou depois de 2 ataques do a dispositivos de comunicação utilizados pelo grupo extremista. O Líbano acusa o país judeu, que nega autoria. As explosões de pagers e walkie-talkies em meados de setembro deixaram ao menos 32 mortos e mais de 3.000 feridos.
A tensão escalou ainda mais depois de Israel lançar um grande ataque aéreo em 23 de setembro e provocar uma evacuação de libaneses.
Desde então, as FDI (Forças de Defesa de Israel) vem realizando diariamente ataques a locais que, segundo os militares, são ligados ao grupo extremista Hezbollah. São os ataques aéreos mais intensos em quase 1 ano de conflito na região.
No sábado (28.set.2024), Israel confirmou a morte de Hasan Nasrallah, principal chefe do Hezbollah, em um ataque em Beirute. Tel Aviv afirmou que outros líderes do grupo extremista morreram na ofensiva realizada na 6ª feira (27.set). Entre eles, Muhammad Ali Ismail, comandante da Unidade de Mísseis do Hezbollah no sul do Líbano, e seu vice, Hussein Ahmad Ismail.
batanews