uiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a ausência de Vladimir Putin na cúpula do Brics, agendada para acontecer nesta semana na cidade de Joanesburgo.
O atual chefe de Estado será um dos participantes do evento que reúne líderes dos países membros, que contam com Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, e lamentou a não participação do presidente russo nas discussões sobre a paz. Putin não poderá comparecer devido a um mandado de prisão emitido pelo Tribunal Penal Internacional por ter cometido supostos crimes de guerra em meio ao conflito contra a Ucrânia.
‘’O ministro [das Relações Exteriores da Rússia, Serguei] Lavrov é um diplomata muito importante e experiente, mas seria muito importante que a Rússia participasse desse encontro com o seu presidente. Nós vamos discutir importantes temas globais, como a paz e a luta contra a desigualdade, e eu gostaria muito de discuti-los pessoalmente com o presidente Putin’’, explicou Lula ao jornal Sunday Times.
O presidente da República destacou a importância de o Brasil participar do evento.
‘’Estou feliz que aqui, nesta cúpula na África do Sul, vamos discutir como os países do Brics podem avançar, ao lado dos países africanos, para proporcionar um desenvolvimento mais forte e inclusivo na África’’, disse o mandatário.