728X90-JULHO-DAS-PRETAS (1)
JOAO-CARLOS
Close Menu
NCV NewsNCV News
    NCV NewsNCV News
    • Home
    • Destaque
    • Policial
    • Saúde
    • Economia
    • Esportes
    • Política
    • Geral
    • Cidades
    • Internacionais
    • Curriculum
    NCV NewsNCV News
    Home»Destaque»Maior superlua do ano pode ser vista nesta quinta-feira
    Destaque

    Maior superlua do ano pode ser vista nesta quinta-feira

    BarthimanBarthimanoutubro 17, 2024
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email WhatsApp

    Hoje (17) é dia de observar o fenômeno da superlua. O astro parecerá maior e mais brilhante, pois estará no perigeu, o ponto mais próximo da Terra em sua órbita. O momento exato da lua cheia vai variar conforme o fuso horário. Nesses dias de céu claro, já é possível verificar o astro parecendo bem maior, chamando a atenção de todos que o observam.

    O satélite estará a cerca de 357.364 quilômetros da Terra. Em média, a Lua se encontra a aproximadamente 384.400 quilômetros de distância do planeta

    A Lua Cheia ocorre quando o Sol e a Lua estão alinhados em lados opostos da Terra, iluminando 100% da face visível da Lua.

    De acordo com a astrônoma do Observatório Nacional Josina Nascimento, o termo ‘superlua’ não tem uma base científica. Ele foi criado pelo astrólogo Richard Nolle, em 1979, na revista Dell Horoscope, que já não existe mais. Nolle determinou que o termo ‘super’ se aplicaria a uma lua cheia que ocorresse quando a Lua estivesse no perigeu ou até 90% próxima dele, embora o motivo para escolha não seja claro.

    Por ser um termo não científico, há divergências entre as instituições astronômicas quanto à distância da Lua em relação à Terra que define uma superlua.

    Josina Nascimento explicou que a superlua pode ocorrer durante a fase cheia ou nova e aparece de uma a seis vezes por ano. No entanto, a distância entre a Terra e a Lua pode variar, já que a órbita lunar é elíptica e não circular.

    Ao longo de sua órbita, a Lua ora se aproxima, ora se afasta da Terra. Quando está no ponto mais próximo da Terra, é chamado de perigeu; já no ponto mais distante, de apogeu. “Os observadores poderão notar uma lua mais brilhante que o normal. O fenômeno será visível em todas as regiões do mundo, desde que o tempo esteja favorável’, acrescentou a astrônoma.

    Ela explicou que todas as luas cheias surgem no horizonte (a leste) quando o Sol se põe (a oeste) e desaparecem no oeste quando o Sol nasce, permitindo que a Lua seja visível durante toda a noite.

    A primeira superlua de 2024 ocorreu em 19 de agosto, quando estava a aproximadamente 361.900 quilômetros da Terra. A última superlua de 2024 será no dia 15 de novembro, quando ficará a 361.867 quilômetros da Terra.

    A superlua desta quinta-feira será a mais próxima da Terra neste ano. O tamanho da Lua é sempre o mesmo, não há aumento do corpo celeste na superlua. O fenômeno é atribuído à diferença de ângulo em que é observado.

    Para quem pretende admirar o satélite natural da Terra, é recomendável ficar em pontos afastados dos centros urbanos, onde a visualização é mais surpreendente.

    batanews

    destaque

    Leia também

    Deputado Roberto Hashioka congratula Conselho Estadual das Cidades de MS com moção

    julho 16, 2025

    Zé Teixeira destaca desafios do setor produtivo e elogia avanços sob gestão de Riedel em MS

    julho 16, 2025

    Triângulo amoroso e ‘sugar daddy’: Polícia de SP investiga morte de estudante trans na divisa com MS

    julho 16, 2025
    Ultimas Notícias
    Destaque

    Deputado Roberto Hashioka congratula Conselho Estadual das Cidades de MS com moção

    julho 16, 2025

    O Conselho Estadual das Cidades de Mato Grosso do Sul foi homenageado hoje, 16, pelo…

    Zé Teixeira destaca desafios do setor produtivo e elogia avanços sob gestão de Riedel em MS

    julho 16, 2025

    Triângulo amoroso e ‘sugar daddy’: Polícia de SP investiga morte de estudante trans na divisa com MS

    julho 16, 2025

    Coçar os olhos é perigoso: veja hábitos que prejudicam a saúde ocular

    julho 16, 2025

    55% dos brasileiros dizem que Lula provocou Trump no Brics

    julho 16, 2025

    Campanha “Taquarussu Imunizada – Gripe Zero” entra na reta final

    julho 16, 2025

    EUA respondem por 16,7% de todo o café exportado pelo Brasil

    julho 16, 2025

    Deputado Zé Teixeira fala dos desafios ao agronegócio em programas da TV e da Rádio ALEMS

    julho 16, 2025

    Powered by

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    1
    WhatsApp
    Olá 👋
    Podemos ajudá-lo?
    Abrir bate-papo