728X90-JANEIRO-BRANCO
Close Menu
NCV NewsNCV News
    NCV NewsNCV News
    • Home
    • Destaque
    • Policial
    • Saúde
    • Economia
    • Esportes
    • Política
    • Geral
    • Cidades
    • Internacionais
    • Curriculum
    NCV NewsNCV News
    Home»Geral»Máquina pública pode parar, diz presidente do TCU
    Geral

    Máquina pública pode parar, diz presidente do TCU

    BarthimanBarthimanjaneiro 3, 2025
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email WhatsApp

    O presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), Vital do Rêgo, disse que o governo federal e o Congresso “têm de ter muito cuidado com o risco de a máquina pública parar’ por causa do aumento dos valores destinados a gastos como as emendas parlamentares.

    “Não sei se o poder discricionário do Congresso está muito grande, mas o do governo certamente está muito pequeno’, declarou em entrevista à revista Veja publicada nesta 6ª feira (3.jan.2025). “É importante dizer que governo e Congresso têm de ter muito cuidado com o risco de a máquina pública parar. Quando se tem muito poucas reservas e ainda por cima elas são discricionárias, há o risco de um shutdown’, afirmou.

    Vital do Rêgo declarou que “a renúncia fiscal no Brasil não tem resultado social’.

    Ele disse: “Além de não ter resultado, ao final do período de vigência, o governo ainda renova o benefício, ficando ad aeternum, ou a empresa vai embora do país. Isso gera repercussão no Orçamento, porque não há receitas. O setor automobilístico, para mim, é o mais gritante. Insisto que vai ter uma hora que a máquina vai parar’.

    O presidente do TCU falou sobre o crescimento da dívida previdenciária no setor militar.  “É bastante gritante. Arrecadaram-se R$ 9 bilhões em 2023 e gastaram R$ 59 bilhões. O endividamento da Previdência dos militares é em progressão geométrica. Meu papel aqui é dizer que, do jeito que está, a Previdência será inviável em 5 anos. Se a gente não mudar, e não falo só dos militares, talvez na próxima década não consigamos ter receita para pagar aos aposentados do Brasil’, declarou.

    Segundo Vital do Rêgo, seu papel é “arbitrar e ensinar para que o gestor público não erre’. Ele declarou que, “até algum tempo atrás’ o TCU “só entrava depois do jogo terminado, como se fosse um comentarista de mesa-redonda de futebol’. Hoje, o órgão ensina “o prefeito a não errar’, os ministérios “a fazer concessões para que a bola chegue aqui mais redonda’ e estimula “o cidadão a ser ele próprio um auditor social’.

    O presidente do TCU disse entender  que a cultura do tribunal “não tem de ser só punitivista’, mas também pedagógica.

    “Minha ideia é fazer reuniões em cada Estado da federação com os prefeitos, levando manuais e informativos, e treinar 3 funcionários de cada prefeitura para se tornarem gestores capacitados. Se, ainda assim, eles errarem, não os verei com os olhos de quem não quis aprender. Vamos ter de punir’, declarou.

    destaque

    Leia também

    Entenda como sanção dos EUA fragiliza economias como a do Irã

    janeiro 18, 2026

    Calderano fica com bronze em Doha após derrota para jovem chinês

    janeiro 18, 2026

    Amigo é morto por engano durante discussão em Dourados.

    janeiro 18, 2026
    Ultimas Notícias

    Entenda como sanção dos EUA fragiliza economias como a do Irã

    janeiro 18, 2026

    Alvos recentes de ações militares dos Estados Unidos, Irã e Venezuela também têm em comum…

    Calderano fica com bronze em Doha após derrota para jovem chinês

    janeiro 18, 2026

    Amigo é morto por engano durante discussão em Dourados.

    janeiro 18, 2026

    Estadual começa com clássico campo-grandense entre Operário e Pantanal.

    janeiro 18, 2026

    Mercado e Açougue Petta – Qualidade, Economia e Premiação para você toda semana

    janeiro 18, 2026

    Loja da Economia: qualidade, variedade e o menor preço de Batayporã e região

    janeiro 18, 2026

    MS lidera ranking nacional com menor índice de desemprego prolongado no Brasil

    janeiro 18, 2026

    Comitê do Nobel critica transferência prêmio da Paz de María Corina a Trump

    janeiro 18, 2026

    Powered by

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    1
    WhatsApp
    Olá 👋
    Podemos ajudá-lo?
    Abrir bate-papo