gov 09
Close Menu
NCV NewsNCV News
    NCV NewsNCV News
    • Home
    • Destaque
    • Policial
    • Saúde
    • Economia
    • Esportes
    • Política
    • Geral
    • Cidades
    • Internacionais
    • Curriculum
    NCV NewsNCV News
    Home»Destaque»Março: Ciclone já tem data para atingir o Brasil com chuva e ventos de 100 km/h –
    Destaque

    Março: Ciclone já tem data para atingir o Brasil com chuva e ventos de 100 km/h –

    BarthimanBarthimanmarço 3, 2026
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email WhatsApp

    A primeira semana de março será marcada por volumes expressivos de chuva, que podem ultrapassar 100 milímetros em pelo menos três regiões do Brasil, além da formação de um novo ciclone extratropical no Sul do país.

    Março é tradicionalmente um mês de chuvas intensas em grande parte do território nacional, impulsionadas pela combinação de calor e umidade típicos do fim do verão. Nesta semana, a formação de um novo ciclone extratropical deve reforçar esse cenário. De acordo com o meteorologista Arthur Müller, do Canal Rural, a mudança no tempo começa na sexta-feira (06/03), com a atuação de um cavado — área alongada de baixa pressão atmosférica — que aumenta a instabilidade no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

    A previsão é de que o ciclone se forme durante o fim de semana, próximo à região Sul. O sistema pode provocar chuva volumosa nos três estados do Sul, com risco de temporais, queda de granizo e ventos que podem superar os 100 km/h.

    Apesar da atuação do ciclone, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica que a Região Sul deve registrar chuva abaixo da média histórica de março, assim como áreas do Norte. Já no Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, a tendência é de precipitações acima da média para o período.

    Após dias de chuva intensa que provocaram alagamentos e deslizamentos em Minas Gerais, a previsão é de trégua nas áreas afetadas. No Sudeste, o tempo permanece quente e seco na maior parte da região até o fim de semana, com a chegada de uma nova frente fria prevista para o início da próxima semana.

    Previsão por região

    Norte:
    A instabilidade continua no sul do Pará, no Tocantins e no leste do Amazonas, com pancadas que se intensificam à tarde e possibilidade de temporais isolados, especialmente no Acre e em Rondônia. Já Amapá e Roraima devem ter tempo mais firme, com pouca chuva significativa ao longo da semana.

    Nordeste:
    A semana será de muita chuva em grande parte da Bahia (principalmente no litoral), no Maranhão e no sul do Piauí, com acumulados que podem ultrapassar 100 mm e risco de alagamentos. Também há previsão de chuva no Ceará, em Sergipe e Alagoas. Já Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco devem registrar volumes menores.

    Centro-Oeste:
    Chuva mais frequente no norte de Goiás e no nordeste de Mato Grosso, com risco de temporais isolados e acumulados acima de 100 mm, principalmente nessas áreas. Em Mato Grosso do Sul, o tempo tende a ser mais seco e quente, com menores volumes de chuva.

    Sudeste:
    Predomínio de tempo quente e seco até o fim de semana, com chuva fraca no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro, além de pancadas isoladas no norte de Minas Gerais. A chuva retorna no início da próxima semana com o avanço de uma frente fria, podendo acumular cerca de 50 mm.

    Sul:
    No início da semana, há previsão de chuva fraca no litoral do Paraná e de Santa Catarina, enquanto o interior segue com tempo mais firme. O calor e o tempo seco predominam até quinta-feira (05/03).
    A partir de sexta-feira, um sistema de instabilidade avança pela região, trazendo chuva mais volumosa, risco de temporais, rajadas fortes de vento e a formação do ciclone no fim de semana.

    destaque

    Leia também

    Expansão da soja coloca Mato Grosso do Sul ente os destaques da safra brasileira

    março 15, 2026

    Mãe é espancada por namorada e amigas da própria filha durante confusão em festa

    março 15, 2026

    Entre fidelidade imposta e a liberdade de escolha

    março 15, 2026
    Ultimas Notícias
    Destaque

    Expansão da soja coloca Mato Grosso do Sul ente os destaques da safra brasileira

    março 15, 2026

    A produção de soja em Mato Grosso do Sul deve registrar crescimento na safra 2026,…

    Mãe é espancada por namorada e amigas da própria filha durante confusão em festa

    março 15, 2026

    Entre fidelidade imposta e a liberdade de escolha

    março 15, 2026

    Irã prende 20 suspeitos de vazar dados militares a Israel

    março 15, 2026

    Operário começa Copa Verde com jogos em Tocantins e Goiás.

    março 15, 2026

    Germino Roz admite possibilidade de disputar vaga de deputado estadual

    março 15, 2026

    1ª Semana do Artesanato impulsionará economia criativa de Nova Andradina

    março 15, 2026

    Indicação pede estudo de viabilidade para levar serviços de saúde mental ao distrito de Nova Casa Verde

    março 15, 2026

    Powered by

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    1
    WhatsApp
    Olá 👋
    Podemos ajudá-lo?
    Abrir bate-papo