Fiel escudeira – A ministra do Planejamento, Simone Tebet, não deixou passar batido o aniversário do colega de partido, Michel Temer. ‘Sua contribuição ao Brasil, com foco na pacificação política e no desenvolvimento econômico, é parte importante da nossa história.’, postou a sul-mato-grossense.
Entre dois amores – Mesmo atualmente ao lado do presidente Luís Inácio Lula da Silva, oficialmente inimigo de Temer, a ministra não se fez de esquecida. ‘Meu respeito e admiração pelo seu trabalho incansável em prol de um país mais justo e próspero’.
Adiado – A pedido da promotora Lívia Carla Bariani, o júri do Caso Sophia será adiado em três semanas. O julgamento do padrasto Christian Campoçano Leitheim e da mãe da menina, Stephanie de Jesus, ambos acusados de matar a criança, estava marcado para os dias 6 e 7 de novembro, mas como a promotora comprovou já ter compromisso, foi redesignado para os dias 27 e 28 do mesmo mês.
Dr. Terena – O juiz Diego Viegas, mediador nas audiências do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre o marco temporal, deu outro apelido a Luiz Henrique Eloy Amado, indígena do povo terena em Aquidauana, advogado e secretário-executivo do Ministério dos Povos Indígenas. Conhecido como Eloy Terena, ele foi chamado de “Dr. Terena’ por Viegas. O sul-mato-grossense faz jus ao posto de doutor. É, aliás, pós-doutor.
TEDx – Secretário Executivo de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, Artur Falcette, foi escolhido pelo governador Eduardo Riedel (PSDB) para integrar o conselho do TEDx no Estado. O programa criado para ajudar comunidades, organizações e indivíduos a promoverem discussões profundas e transformadoras com apresentações. Uma edição do TEDx está prevista para o dia 6 de novembro, no Bioparque Pantanal.
Labaredas – O fogo agora oficialmente vai fazer parte da rotina do Corpo de Bombeiros. A corporação trocou o uniforme caqui por vestimentas laranja, bem no tom das labaredas. O processo de compra das novas fardas já foi aberto. O modelito hoje é usado por profissionais de combate ao fogo no Pantanal.
Raivosos – Pesquisa internacional com 128 mil funcionários, em mais de 160 países, perguntou como as pessoas se sentem quando têm de trabalhar. O estudo revelou que os trabalhadores brasileiros estão em quarto lugar na América Latina em sentimentos de raiva e tristeza, e em sétimo lugar quando se trata de estresse provocado pelo serviço.
Nada muda – Na próxima terça-feira (24), o Congresso Nacional vai promulgar a emenda cria regras para a eleição dos presidentes dos tribunais de Justiça dos estados. Mas Mato Grosso do Sul fica de foram porque só contempla tribunais estaduais compostos por 170 ou mais desembargadores, tamanho apenas dos judiciários de São Paulo e Rio de Janeiro.
É fogo – Chegou ao Congresso Nacional a Medida Provisória que flexibiliza as regras para repasses financeiros a estados com objetivo de acelerar ações de prevenção e combate aos incêndios. O próximo passo é escolher senadores e deputados integrantes da comissão mista encarregada de avaliar o texto. O prazo para apresentação de emendas encerra-se em 26 de setembro.
Grana da Saúde – A Comissão Permanente de Saúde da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul vai ouvir a prestação de contas do Governo do Estado na área da saúde, na próxima quinta-feira. Setor problemático na administração pública, será analisado Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior. Na última, a conta deu R$ 608,65 milhões.
batanews