O presidente da Argentina, Javier Milei, enviou uma carta ao presidente Lula (PT) para confirmar sua presença na reunião da cúpula do G20, que acontece no Rio de Janeiro nos dias 18 e 19 de novembro deste ano. A informação da carta foi divulgada inicialmente pelo jornal argentino La Nacion e confirmada por CartaCapital.
Caso Milei mantenha a palavra, este será o primeiro encontro dos dois presidentes, já que o mandatário ultraliberal evitou se reunir com Lula desde que começou seu mandato, em 10 de dezembro de 2023.
Ele chegou a ir ao Brasil, mas escolheu ir em um evento conservador em Balneário Camboriú (SC) e se encontrar com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na ocasião, em que Milei faltou a cúpula do Mercosul para ir ao evento catarinense, Lula disse que a ausência do presidente argentino era uma “bobagem imensa”.
Javier Milei foi eleito presidente em uma coligação conservadora e se coloca como representante de um liberalismo extremo. Durante a campanha eleitoral, criticou abertamente o presidente Lula e ameaçou cortar relações com o Brasil.
batanews