Close Menu
NCV NewsNCV News
    NCV NewsNCV News
    • Home
    • Destaque
    • Policial
    • Saúde
    • Economia
    • Esportes
    • Política
    • Geral
    • Cidades
    • Internacionais
    • Curriculum
    NCV NewsNCV News
    Home»Destaque»MS entra na rota de ciclone e terá temporais e frente fria a partir de segunda
    Destaque

    MS entra na rota de ciclone e terá temporais e frente fria a partir de segunda

    BarthimanBarthimanabril 5, 2026
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email WhatsApp

    Mato Grosso do Sul deve enfrentar uma mudança significativa nas condições do tempo a partir desta segunda-feira (6), com a entrada de instabilidades associadas à formação de um ciclone extratropical no sul da América do Sul. De acordo com a Climatempo, o estado está na rota dos efeitos indiretos do sistema, que deve provocar queda na temperatura, temporais, rajadas de vento e aumento da nebulosidade ao longo da semana.

    A formação do ciclone extratropical ocorre entre o Uruguai, a Argentina e o sul do Brasil, impulsionada pelo contraste intenso de temperatura entre uma massa de ar quente sobre o norte da Argentina e o Paraguai e uma massa de ar frio de origem polar que avança pelo leste argentino em direção ao oceano. Esse cenário favorece o desenvolvimento de uma área de baixa pressão atmosférica, que se intensifica ao longo da segunda-feira.

    Na terça-feira (7), o ciclone extratropical se consolida com seu centro sobre o Uruguai, apresentando forte intensidade. Apesar de o sistema não avançar diretamente sobre o Centro-Oeste, a frente fria associada a ele se organiza e se desloca, influenciando o tempo em diversas regiões do país, incluindo Mato Grosso do Sul.

    Segundo a previsão, os dias 6 e 7 de abril serão marcados por temporais no Sul do Brasil e também em Mato Grosso do Sul, como resultado direto da formação do ciclone e da frente fria. No estado, a terça-feira deve concentrar as condições mais severas, com pancadas de chuva fortes e possibilidade de rajadas de vento moderadas a fortes.

    A instabilidade não se limita ao início da semana. Entre quarta (8) e quinta-feira (9), a frente fria avança pelo país, mantendo o tempo instável no Centro-Oeste. Em Mato Grosso do Sul, a previsão indica continuidade das pancadas de chuva, enquanto a instabilidade também se espalha por Goiás, Mato Grosso e o Distrito Federal.

    Além da chuva, o vento é outro fator de atenção. Na segunda-feira (6), Mato Grosso do Sul já pode registrar rajadas entre 40 km/h e 60 km/h. Esse padrão de vento moderado a forte tende a persistir ao longo da terça-feira (7), acompanhando a formação de nuvens carregadas, especialmente as do tipo cumulonimbus, que podem intensificar as rajadas de forma pontual.

    Embora as rajadas mais intensas estejam previstas para o Sul do Brasil, o estado sul-mato-grossense permanece sob risco de ventos frequentes e associados às áreas de instabilidade.

    Mesmo sem a passagem direta do ciclone extratropical sobre o Centro-Oeste, os efeitos indiretos do sistema são suficientes para colocar Mato Grosso do Sul no eixo de instabilidade. A combinação entre calor, umidade e a atuação da frente fria cria um ambiente propício para a formação de temporais.

    O período entre os dias 6 e 9 de abril deve ser marcado por mudanças rápidas no tempo, com alternância entre períodos de sol, aumento de nuvens e pancadas de chuva, algumas com forte intensidade. A orientação é de atenção às condições meteorológicas, especialmente em relação a ventos e chuva intensa.

    destaque

    Leia também

    Número de professores jovens cai 31% em dez anos, aponta pesquisa

    setembro 17, 2026

    Nova Andradina reúne profissionais para discutir inovação e tecnologia na construção civil

    setembro 17, 2026

    Milho bate recorde, algodão avança e mandioca coloca MS entre maiores do país

    setembro 17, 2026
    Ultimas Notícias
    Destaque

    Número de professores jovens cai 31% em dez anos, aponta pesquisa

    setembro 17, 2026

    O número de professores do ensino médio com até 24 anos caiu 31,1% entre 2015…

    Nova Andradina reúne profissionais para discutir inovação e tecnologia na construção civil

    setembro 17, 2026

    Milho bate recorde, algodão avança e mandioca coloca MS entre maiores do país

    setembro 17, 2026

    PF investiga 2 anos de desvios de encomendas dos Correios em MS

    setembro 17, 2026

    Criança é atacada por abelhas e motociclista leva mais de 40 picadas ao tentar salvá-la

    setembro 17, 2026

    Carro de mãe e filho executados é encontrado com 6,2 kg de crack

    setembro 17, 2026

    Falsa amiga entregava segredos da colega a grupo que a chantageava na internet

    setembro 17, 2026

    MS é 5º na produção de soja do Brasil e Maracaju retoma liderança estadual

    setembro 17, 2026

    Powered by

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    1
    WhatsApp
    Olá 👋
    Podemos ajudá-lo?
    Abrir bate-papo