na_refis_728x90p
Close Menu
NCV NewsNCV News
    NCV NewsNCV News
    • Home
    • Destaque
    • Policial
    • Saúde
    • Economia
    • Esportes
    • Política
    • Geral
    • Cidades
    • Internacionais
    • Curriculum
    NCV NewsNCV News
    Home»Destaque»MS pode implantar política permanente de apoio e fortalecimento das APAEs
    Destaque

    MS pode implantar política permanente de apoio e fortalecimento das APAEs

    BarthimanBarthimandezembro 2, 2025
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email WhatsApp

    Mato Grosso do Sul poderá instituir uma política permanente de valorização, apoio e fortalecimento das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs). Medida nesse sentido é prevista no Projeto de Lei 317/2025, apresentado pelo deputado Zé Teixeira (PSDB) na sessão ordinária desta terça-feira (2) na Assembleia Legislativa (ALEMS).

    Denominada Política Estadual de Valorização, Apoio e Fortalecimento das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs), a iniciativa visa “garantir a continuidade, a sustentabilidade e o reconhecimento das APAEs como instituições essenciais à educação especial, à inclusão social e à defesa dos direitos das pessoas com deficiência intelectual, múltipla e do transtorno do espectro autista’.

    Os objetivos da Política, conforme detalhado na proposta, são o de assegurar apoio técnico e financiamento público contínuo às APAEs, por meio de convênios, parcerias ou termos de colaboração; fortalecer as ações de reabilitação, contraturno escolar e apoio psicossocial às famílias; e incentivar o ensino profissionalizante e programas de inserção no mercado de trabalho para pessoas com deficiência.

    Na justificativa da proposta, o deputado Zé Teixeira enfatiza que as APAEs desempenham “papel histórico e insubstituível na educação especial e na inclusão social das pessoas com deficiência intelectual, múltipla e do transtorno do espectro autista (TEA)’. O parlamentar acrescenta que instituições, a principal forma de apoio ocorre por meio do “repasse de recursos financeiros e materiais, além da disponibilização de profissionais qualificados’.

    A proposta será analisada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Caso receba parecer favorável, continua tramitando com votações nas comissões de mérito e em sessões plenárias.

    destaque

    Leia também

    União ABC e Pantanal decidem Estadual Sub-15 neste sábado no CD de Futebol

    setembro 26, 2026

    Réu que atropelou amigo duas vezes após briga pega 11 anos de prisão

    setembro 26, 2026

    Jovem de 18 anos morre em acidente com SUV que fazia conversão

    setembro 26, 2026
    Ultimas Notícias
    Destaque

    União ABC e Pantanal decidem Estadual Sub-15 neste sábado no CD de Futebol

    setembro 26, 2026

    Mais uma competição de base organizada pela Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul…

    Réu que atropelou amigo duas vezes após briga pega 11 anos de prisão

    setembro 26, 2026

    Jovem de 18 anos morre em acidente com SUV que fazia conversão

    setembro 26, 2026

    Carreta carregada com soja tomba perto do trevo da MS-480, em Batayporã

    setembro 26, 2026

    Caixa libera dinheiro de antigo fundo PIS/Pasep; veja como sacar

    setembro 26, 2026

    Cartório Eleitoral insere mídias e lacra urnas que serão utilizadas em Nova Andradina, Batayporã e Taquarussu

    setembro 26, 2026

    Campanha Crédito Ideal disponibiliza crédito pessoal para realização de projetos

    setembro 26, 2026

    ‘Não estou arrependido, sou homem’: assassino de empresário é preso e frieza impressiona

    setembro 26, 2026

    Powered by

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    1
    WhatsApp
    Olá 👋
    Podemos ajudá-lo?
    Abrir bate-papo