Close Menu
NCV NewsNCV News
    NCV NewsNCV News
    • Home
    • Destaque
    • Policial
    • Saúde
    • Economia
    • Esportes
    • Política
    • Geral
    • Cidades
    • Internacionais
    • Curriculum
    NCV NewsNCV News
    Home»Destaque»Mundo deve agradecer por ação de Trump no Irã, diz Israel na ONU
    Destaque

    Mundo deve agradecer por ação de Trump no Irã, diz Israel na ONU

    BarthimanBarthimanjunho 23, 2025
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email WhatsApp

    O embaixador de Israel na ONU (Organização das Nações Unidas), Danny Danon, disse neste domingo (22.jun.2025) que “o mundo deveria agradecer’ ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano), pelo ataque a bases nucleares do Irã realizado no sábado (21.jun).

    A fala se deu durante seu discurso na reunião emergencial do Conselho de Segurança. Danon classificou a ação dos EUA como um “ato justo’ para “remover a maior ameaça do mundo livre’.

    O representante do governo Benjamin Netanyahu rebateu as críticas de algumas delegações ao questionar ações “complacentes’ com o programa nuclear iraniano e que Israel e os EUA “não têm medo de agir’.

    “ Alguns aqui estão aqui para criticar os EUA e Israel. A eles eu pergunto: onde estavam quando o Irã avançou na criação de uma bomba? Onde estavam quando enriqueceu urânio para além das medidas estipuladas para uso civil? Onde estavam quando o Irã enterrou uma fortaleza nuclear inteira embaixo de uma montanha para se preparar para o extermínio de Israel? Estavam em silêncio, foram complacentes e estavam com medo de agir ‘, declarou.

    Danny Danon acusou Teerã de usar as negociações em torno de seu programa nuclear para fins civis como uma estratégia para “ganhar tempo’ e assim construir armas em suas instalações. O diplomata declarou que o programa nuclear iraniano “não era um quebra-cabeça diplomático, mas uma arma carregada apontada contra a estabilidade mundial’.

    “ Àqueles que ‘choram’ consternados e temem a escalada, nós dizemos: o ataque foi a última linha de defesa quando todas as demais falharam. E não se enganem, o custo da inação teria sido catastrófico. Um Irã ‘nuclear’ teria sido uma sentença de morte, tanto para vocês como teria sido para a gente ‘, disse.

    A reunião na sede da ONU em Nova York, nos EUA, foi um pedido da delegação iraniana diante dos ataques de Trump. O embaixador do país persa, Amir-Saeid Iravani, agradeceu às nações que condenaram o ataque norte-americano e escolheram “ ficar do lado certo da história ‘.

    “ Nós agradecemos a todos os integrantes que escolheram ficar do lado certo da história e condenaram fortemente o ato de agressão dos EUA contra o meu país ‘, disse. Ele declarou que esse é mais um ato sujo que fica marcado na história política do país norte-americano.

    Durante a reunião, as críticas mais contundentes contra a ação de Trump vieram da delegação russa. Vasily Nebenzya, que representa o governo de Vladimir Putin, disse que os ataques dos EUA são injustificados e o Irã não provocou a escalada do conflito por parte do governo Trump.

    Os Estados Unidos realizaram ataques contra instalações nucleares em Fordow, Esfahan e Natanz no Irã. Trump anunciou a ação militar em seu perfil no Truth Social na noite do sábado (21.jun).

    As 3 instalações atingidas são consideradas componentes centrais do programa nuclear iraniano, e já haviam sido alvos de ataques israelenses anteriormente. Os complexos abrigam tecnologias de enriquecimento de urânio e desenvolvimento de combustível nuclear.

    O chefe do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos, o general Dan Caine, afirmou que as bases sofreram “danos severos’. O Irã confirmou o ataque dos EUA. O governo do país persa, porém, afirmou que conseguiu retirar equipamentos das instalações antes dos bombardeios.

    Um dos focos principais do ataque de sábado (21.jun) foi a instalação nuclear de Fordow, a 95 km da capital Teerã, que é subterrânea. O local fica em uma encosta montanhosa fortificada, a dezenas de metros da superfície.

    Leia mais sobre o ataque dos EUA ao Irã:

    Leia também

    Arroba do boi gordo hoje: veja como ficaram os preços

    julho 19, 2025

    Corpo Encontrado em Córrego é Identificado como de Operador de Máquinas Desaparecido

    julho 19, 2025

    Jovem é agredido com coronhada em assalto e tem celular e bicicleta levados

    julho 19, 2025
    Ultimas Notícias
    Destaque

    Arroba do boi gordo hoje: veja como ficaram os preços

    julho 19, 2025

    O mercado físico do boi gordo volta a apresentar queda nos preços. O cenário ainda…

    Corpo Encontrado em Córrego é Identificado como de Operador de Máquinas Desaparecido

    julho 19, 2025

    Jovem é agredido com coronhada em assalto e tem celular e bicicleta levados

    julho 19, 2025

    Nova Política: Inovação e Estratégia desafiam velhas práticas nos pequenos Municípios

    julho 19, 2025

    Dificuldade para levantar 5 kg a partir dos 50 anos pode estar ligada a problemas como artrose e depressão

    julho 19, 2025

    Como chá, chocolate e maçãs podem ajudar a reduzir sua pressão arterial

    julho 18, 2025

    Paraguai expulsa brasileiro procurado por homicídio doloso e tráfico de drogas

    julho 18, 2025

    Abiove projeta crescimento na produção de soja para 2025; confira os números

    julho 18, 2025

    Powered by

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    1
    WhatsApp
    Olá 👋
    Podemos ajudá-lo?
    Abrir bate-papo