Um navio turco carregado com material para hospitais de campanha atracou nesta segunda-feira (13) no porto egípcio de El-Arish, perto da fronteira de Rafah com a devastada Faixa de Gaza, disse uma autoridade portuária.
Uma autoridade de saúde turca disse à AFP que o navio transportava “materiais, geradores e ambulâncias para instalar oito hospitais de campanha”.
Este é o primeiro navio de ajuda com hospitais de campanha para a Faixa de Gaza a chegar ao Egito. Segundo o Ministério da Saúde do Hamas, todos os hospitais do norte do território palestino estão “fora de serviço” devido à falta de eletricidade.
O reinício dos geradores de eletricidade exigiria combustível, cada vez mais escasso devido ao “cerco total” imposto por Israel a Gaza.
Os combates entre o Exército israelense e o Hamas concentram-se no norte da Faixa de Gaza, especialmente na cidade de Gaza e em torno dos seus hospitais, que, segundo Israel, albergam as bases do grupo terrorista que controla o território.
“Recebemos luz verde” para instalar os hospitais de campanha, disse a autoridade de saúde turca. “Vamos instalar esses hospitais nas áreas indicadas pelas autoridades egípcias”, acrescentou.