Nesta quarta-feira (20), três municípios de Mato Grosso do Sul fazem aniversário. Maior cidade do interior, Dourados celebra 88 anos de emancipação político-administrativa, enquanto Nova Andradina e Caarapó comemoram 65 anos.
O município de Dourados está localizado a 251 quilômetros de Campo Grande e possui 243.367 mil habitantes, conforme último Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Ainda de acordo com o instituto, Dourados tem a terceira maior população indígena do Brasil, com 13.473 mil habitantes na terra indígena.
Os registros históricos da cidade estão datados no século 19 com migração de famílias do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo para a região. Os colonizadores iniciaram a exploração da erva-mate. Na mesma época, a construção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil marcou o desenvolvimento de Dourados.
Outra criação que influenciou no número expressivo de migrantes da região foi a Colônia Agrícola de Dourados, fundada em 1943. A colônia foi feita com uma área de 50 mil hectares, atraindo migrantes brasileiros e estrangeiros. Dourados foi emancipada do município de Ponta Porã em dezembro de 1935.
Para comemorar o aniversário, a prefeitura realiza desde o início do mês a programação Dourados Brilha, que também celebra o Natal. Todos os dias há eventos na Praça Antônio João, nos distritos e também nas aldeias. A festa termina sexta-feira (22).
Nesta quarta-feira, feriado municipal devido ao aniversário, o prefeito Alan Guedes inaugura às 9h, a duplicação das avenidas Lindolfo Lange e Décio Martins Capilé e a ponte ligando a Via Parque à Vila Roma, na região leste da cidade. O senador Nelsinho Trad (PSD) confirmou presença.
À noite, na Praça Antônio João, tem missa para celebrar o aniversário da cidade, queima de fogos e show com Rafael Sá.
Nova Andradina – Também conhecida como Cidade Sorriso ou Capital do Vale do Ivinhema, está situada na Região Sudoeste de Mato Grosso do Sul, a 298 quilômetros de Campo Grande. Nova Andradina é considerada a sétima maior cidade do Estado. De acordo com o IBGE, possui 48.563 mil habitantes.
Os principais rios do município são Anhanduí, Ivinhema, os ribeirões São Bento e Laranjal e os córregos Baile, Papagaio e Samambaia. O município foi fundado em 20 de dezembro de 1958 e oficializado no ano seguinte, em 30 de abril, quando se desmembrou da comarca de Rio Brilhante, motivo pelo qual possui duas datas de aniversário.
Para celebrar seu aniversário, a programação é de show gratuito com o grupo de pagode de Campo Grande, Atitude 67, na quinta-feira (21), às 20h, no Centro de Eventos.
Caarapó – A cidade, localizada a 274 quilômetros da Capital, possui 30.612 mil habitantes, segundo último Censo do IBGE. O povoamento da região foi iniciado pelos empregados da Companhia Mate Larangeira, que explorava a extração da erva-mate. O povoado teve a denominação de Santa Luzia, criado pela companhia como um ponto de pouso para tropeiros ou ervateiros que saíam do Paraguai.
Conforme o instituto, o topônimo da cidade é de origem tupi-guarani, em que ‘Caa’ significa erva-mate e ‘rapó’, raiz de erva-mate, a terra da erva-mate. A cidade foi desmembrada da comarca de Dourados em 1958, conquistando a sua emancipação.
Para comemorar o aniversário do município, a dupla sertaneja Jads e Jadson se apresenta nesta quarta-feira no Parque de Exposições de Caarapó.
pais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.
BATANEWS