Uma nova vacina contra a mpox desenvolvida pela farmacêutica Moderna apresentou resultados promissores em estudo realizado com macacos.
As informações foram publicados nesta quarta-feira (04/09) na revista Cell, uma das mais prestigiadas pela comunidade científica.
A nova vacina mostrou maior eficácia no combate à doença se comparada à Jynneoss, imunizante adaptado para a mpox a partir de uma vacina que foi desenvolvida para combater a varíola.
Durante os testes, a nova vacina conseguiu reduzir as lesões na pele e a replicação viral do vírus mpox em animais infectados. A nova vacina pode ser usada tanto para tratar a doença como para evitá-la em pessoas que tenham passado por oportunidades de contágio.
Ao contrário do imunizante anterior, esse usa a tecnologia de RNA mensageiro, semelhante à usada nas vacinas de Covid, para estimular a resposta imunológica das pessoas.
A tecnologia RNAm permite que o corpo produza anticorpos mais funcionais contra o vírus. Em comparação com a Jynneos, a mRNA-1769 produziu anticorpos mais eficazes em combater o vírus, o que justifica o melhor controle sobre as lesões.
A nova vacina também diminui a presença do vírus da mpox no sangue e nas vias respiratórias, o que diminui as oportunidades de transmissão do vírus.
Os ensaios em humanos estão previstos para 2025, quando segurança e eficácia serão avaliados.
Apesar dos resultados promissores, a vacina seguirá em testes clínicos até pelo menos 2025, quando os resultados de segurança de seu uso em humanos deve ser divulgado.
ivinoticias