Como se um terremoto não bastasse, esse fenômeno natural aterrorizante muitas vezes pode trazer uma surpresa mais inesperada e trágica: um tsunami devastador. Estas enormes ondas gigantes literalmente absorvem os danos causados por um forte tremor de terra, um golpe duplo catastrófico que resulta em ainda mais mortes e destruição.
Inclusive, no sábado (7 de outubro de 2023), um devastador terremoto de magnitude 6,3 atingiu perto da cidade de Herat, no Afeganistão. Seguiram-se oito tremores secundários que resultaram em milhares de mortes. O país, que está sob o domínio talibã desde 2021, lamentou a perda de mais de 2.400 vidas. Como a nação não tem litoral, felizmente, um tsunami está fora de questão.
De acordo com o governo talibã, mais 10 mil ficaram feridos e inúmeras vilas e casas foram arrasadas. O número de mortos deverá aumentar à medida que mais vítimas do terrível desastre forem descobertas nas ruínas. “Doze aldeias em Zindah Jan e seis no distrito de Ghoryan estão completamente reduzidas a escombros. A expectativa é de que o número de mortos aumente, apesar dos esforços em curso para retirar as pessoas”, relatou um responsável afegão.
Em outros casos, você sabia que um terremoto pode ser poderoso o suficiente para alterar os contornos (e até mover o eixo) do nosso planeta? Ou que um tsunami pode ser tão violento que arranca e destrói uma floresta inteira? Na verdade, combinadas, estas são duas das forças da natureza mais destrutivas alguma vez libertadas sobre o mundo.
Assustado? Clique e descubra como esses desastres naturais literalmente remodelam o globo.
MSN