Um alerta foi emitido aos agricultores pela empresa UPL Ltd sobre o aumento significativo da presença do Euschistus Heros, conhecido como percevejo marrom da soja, que já se tornou uma das principais ameaças fitossanitárias para a safra 2023/2024.
Apesar de medir entre 1,5 a 2 cm, o percevejo marrom causa danos severos nas plantações ao se alimentar diretamente das vagens da soja, abrindo espaço para patógenos e infecções que afetam o potencial produtivo das plantas.
Segundo a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), esse inseto está presente em todas as regiões agrícolas do país e pode reduzir em até 30% a produtividade, prejudicando também a qualidade das sementes, resultando em perdas estimadas em mais de R$ 12 bilhões por safra.
O aumento da pressão desse inseto pode ser atribuído a uma primavera mais quente que o normal, condições do El Niño, descontrole na dessecação de ervas daninhas (hospedeiras do percevejo) e a falta de inseticidas para a soja pré-emergente devido à seca.
Diante desse cenário, a empresa recomenda aos agricultores o uso do inseticida de amplo espectro Feroce® para controlar essa praga e proteger as plantações. Esse produto passou por testes científicos que comprovaram sua eficácia consistente contra diversas espécies de insetos, incluindo o percevejo marrom.
BATANEWS