na_refis_728x90p
Close Menu
NCV NewsNCV News
    NCV NewsNCV News
    • Home
    • Destaque
    • Policial
    • Saúde
    • Economia
    • Esportes
    • Política
    • Geral
    • Cidades
    • Internacionais
    • Curriculum
    NCV NewsNCV News
    Home»Destaque»Por que o vírus Nipah da Índia não é uma nova covid
    Destaque

    Por que o vírus Nipah da Índia não é uma nova covid

    BarthimanBarthimanjaneiro 30, 2026
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email WhatsApp

    A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou uma nota considerando baixa a possibilidade de o vírus Nipah, com dois casos confirmados na Índia, tornar-se uma emergência de proporções continentais e globais. A entidade ressalta o trabalho efetivo de identificação e contenção das autoridades sanitárias indianas e reforça a necessidade de vigilância contínua.

    Segundo o governo do populoso país asiático, as duas vítimas do vírus são profissionais de saúde: um deles está em fase de recuperação, o outro em estado grave. A preocupação gira em torno da letalidade do microrganismo: até 70% dos infectados pelo Nipah podem morrer.

    O Ministério da Saúde indiano afirmou ter testado mais de 190 pessoas que orbitavam os dois pacientes com a doença. Nenhum apresentava sinais do patógeno.

    A OMS avalia como “baixa” a perspectiva de disseminação do Nipah para outros estados da Índia ou países da Ásia. Em relação à região de Bengala Ocidental, onde foram identificados os episódios da infecção, o risco é “moderado” devido à presença de reservatórios naturais do vírus, morcegos que se alimentam de frutas e podem ter contato com pessoas ou contaminar alimentos.

    Diferenças para a covid

    Embora o alerta de pandemia tenha soado, especialistas e a própria OMS consideram remotas as chances de o vírus Nipah deflagrar uma crise sanitária internacional, como foi a covid-19.

    Isso tem a ver primordialmente com as características dos patógenos e de sua transmissão. O coronavírus responsável pela emergência global a partir de 2020 era facilmente transmitido de pessoa para pessoa por meio de tosse, espirro e gotículas suspensas no ar. Não é o caso do Nipah.

    “A infecção pelo Nipah requer contato mais íntimo e prolongado, relacionado aos fluidos corporais, ou por meio de frutas contaminadas pelos morcegos asiáticos”, disse a VEJA SAÚDE o infectologista Fernando Dias e Sanches, pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e estudioso do patógeno.

    O vírus que reapareceu na Índia tem também outro fator limitador. Ao contrário da covid, sua alta letalidade muitas vezes impede a disseminação de uma vítima a outra.

    O Sars-CoV-2, vírus da pandemia, também pode resultar em quadros graves e potencialmente fatais. Contudo, a taxa de letalidade global beira 1%. No caso do Nipah, gira de 40 a 70% – uma diferença brutal.

    Apesar do cenário, os experts não consideram nulo o risco de esse ou novos surtos se agravarem futuramente. Vírus podem sofrer mutações que os tornam mais aptos a se espalharem. É assim que zoonoses se tornam epidemias.

    “A maior preocupação não está apenas nos vírus raros e altamente letais, nem exclusivamente nos vírus comuns e muito transmissíveis, como gripe e covid, mas no equilíbrio entre letalidade, capacidade de disseminação e disponibilidade de contramedidas”, analisa a infectologista e patologista Carolina Lázari, da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial.

    destaque

    Leia também

    União ABC e Pantanal decidem Estadual Sub-15 neste sábado no CD de Futebol

    setembro 26, 2026

    Réu que atropelou amigo duas vezes após briga pega 11 anos de prisão

    setembro 26, 2026

    Jovem de 18 anos morre em acidente com SUV que fazia conversão

    setembro 26, 2026
    Ultimas Notícias
    Destaque

    União ABC e Pantanal decidem Estadual Sub-15 neste sábado no CD de Futebol

    setembro 26, 2026

    Mais uma competição de base organizada pela Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul…

    Réu que atropelou amigo duas vezes após briga pega 11 anos de prisão

    setembro 26, 2026

    Jovem de 18 anos morre em acidente com SUV que fazia conversão

    setembro 26, 2026

    Carreta carregada com soja tomba perto do trevo da MS-480, em Batayporã

    setembro 26, 2026

    Caixa libera dinheiro de antigo fundo PIS/Pasep; veja como sacar

    setembro 26, 2026

    Cartório Eleitoral insere mídias e lacra urnas que serão utilizadas em Nova Andradina, Batayporã e Taquarussu

    setembro 26, 2026

    Campanha Crédito Ideal disponibiliza crédito pessoal para realização de projetos

    setembro 26, 2026

    ‘Não estou arrependido, sou homem’: assassino de empresário é preso e frieza impressiona

    setembro 26, 2026

    Powered by

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    1
    WhatsApp
    Olá 👋
    Podemos ajudá-lo?
    Abrir bate-papo