Na semana passada, apesar das expectativas de um aumento na demanda por suínos vivos com a chegada de um novo mês e a recuperação do poder de compra da população, os frigoríficos não demonstraram um interesse significativo pelo produto. Como resultado, os preços junto aos suinocultores continuaram em patamares baixos.
De acordo com os dados divulgados pela Suisite, o preço médio semanal do suíno vivo foi de R$97,54 por arroba, representando uma queda de 1,2% em relação à semana anterior e uma redução de 12,8% em comparação com a mesma semana do ano anterior. O preço médio acumulado nos primeiros dias de novembro atingiu R$97,58, registrando quedas de 1,6% em relação a outubro e de 9,6% em relação a novembro do ano passado.
A atual semana (45ª semana de 2023, de 05 a 11 de novembro) é esperada para apresentar uma maior movimentação no comércio varejista de carne suína, à medida que a capacidade aquisitiva da população se recupera. Isso pode resultar em melhores oportunidades de negócios para os suinocultores no mercado de suínos vivos terminados. No entanto, é importante observar que, no mesmo período do ano anterior, os suinocultores enfrentaram desafios semelhantes, embora os preços fossem consideravelmente mais altos do que os atuais.