A área de cultivo de milho no Rio Grande do Sul está estimada em 812.795 hectares. Segundo o Informativo Conjuntural divulgado nesta quinta-feira (14/03) pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), as adversidades climáticas resultaram em uma redução na produtividade inicial da safra, passando de 7.414 kg/ha, previstos anteriormente ao plantio, para 6.464 kg/ha, representando uma diminuição de 12,81%.
A colheita do milho alcançou 72% da área cultivada. No entanto, os processos logísticos de transporte e beneficiamento das unidades beneficiadoras de grãos estão direcionados para o início do período de colheita da soja, resultando na suspensão do recebimento de milho. Isso explica o pequeno avanço da colheita do milho, evoluindo na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Ijuí, mas restrita a pequenas áreas destinadas ao armazenamento na propriedade.
Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, a colheita atingiu 75% da área cultivada, principalmente nos municípios da Fronteira Oeste. Já na Campanha, o avanço da operação é maior em Dom Pedrito, com 20% colhidos, e uma área significativa está em fase de maturação.
No entanto, as produtividades estão próximas da estimativa inicial devido ao forte incremento do uso da irrigação nos últimos 60 dias, em decorrência do período de estiagem. Em outras regiões, como Caxias do Sul e Passo Fundo, a colheita está em andamento, com rendimentos variados.
Na região de Pelotas, apesar das condições predominantemente secas, as lavouras de milho apresentam bom desenvolvimento, especialmente na fase de granação e enchimento de grãos. No entanto, a falta de chuvas em algumas áreas resultou na redução da produtividade.
Em Santa Maria, as chuvas das últimas semanas favoreceram as lavouras em fase de florescimento ou enchimento de grãos. Já em Santa Rosa, a colheita da safra de milho foi concluída, mas a produtividade foi severamente afetada por problemas climáticos.
Quanto à comercialização, o valor médio do milho teve elevação de 1,47%, passando de R$ 51,80 para R$ 52,56, de acordo com o levantamento semanal de preços da Emater/RS-Ascar no Estado.
batanews