gov 09
Close Menu
NCV NewsNCV News
    NCV NewsNCV News
    • Home
    • Destaque
    • Policial
    • Saúde
    • Economia
    • Esportes
    • Política
    • Geral
    • Cidades
    • Internacionais
    • Curriculum
    NCV NewsNCV News
    Home»Destaque»Projeto de Resolução de Hashioka cria comenda do Mérito Legislativo das Nações Amigas
    Destaque

    Projeto de Resolução de Hashioka cria comenda do Mérito Legislativo das Nações Amigas

    BarthimanBarthimansetembro 3, 2025
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email WhatsApp

    Na sessão plenária desta quarta-feira, 3, da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) apresentou o Projeto de Resolução 45/2025, que cria a “Comenda do Mérito Legislativo das Nações Amigas de Mato Grosso do Sul”, em alusão à Festa das Nações Amigas, inclusa no Calendário Oficial de Eventos do Estado pela Lei Estadual 6.043/2023 e comemorada anualmente na terceira semana do mês de outubro.
    De acordo com o texto proposto, a honraria, composta por diploma e medalha, será concedida pela Assembleia Legislativa à pessoa natural ou moradora no estado que seja indicada por uma das associações ou entidades pertencentes às Nações Amigas, em articulação com o parlamentar propositor. Fazem parte as comunidades Japonesa, Libanesa, Portuguesa, Boliviana, Paraguaia, Italiana e Espanhola.
    O projeto partiu de uma solicitação dos representantes das sete nações, que se reuniram com o parlamentar em julho passado no gabinete e apresentaram as ações da Associação Cultural das Nações Amigas (ACNA), como a 2ª Festa Inclusiva, realizada entre os dias 22 e 24 de maio de 2025, no estacionamento do Comper Itanhangá, em Campo Grande.
    Na ocasião, o evento reuniu apresentações artísticas, atrações musicais e a gastronomia dos sete países componentes e teve o objetivo de celebrar a diversidade cultural, promover a inclusão social e apoiar instituições que atuam em causas humanitárias. Parte da arrecadação no evento foi revertida para entidades campo-grandenses que atuam com pessoas em situação de vulnerabilidade.
    Estiveram presentes à reunião de 10 de julho o presidente da Federação Nacional das Entidades Líbano-Brasileiras em MS, Munir Sayegh, a diretora da Comunidade Boliviana, dra. Susan Gomez Chambi, a diretora da ACNA, Carmen Tieko Massami Romero, o presidente da ACNA, Albino Romero, o diretor da Colônia Paraguaia, Cleber Segóvia, o presidente da Associação Campo-Grandense de Beisebol, Glaucio Hashimoto, o diretor da Colônia Italiana, Angelo Bruno, o vice-presidente educacional da Associação Nipo, Jorge Gonda, e o vice-presidente cultural e esportivo da Nipo, Claudio Sussumu Oikawa.
    Adriana Viana/Assessoria Parlamentar

    destaque

    Leia também

    Expansão da soja coloca Mato Grosso do Sul ente os destaques da safra brasileira

    março 15, 2026

    Mãe é espancada por namorada e amigas da própria filha durante confusão em festa

    março 15, 2026

    Entre fidelidade imposta e a liberdade de escolha

    março 15, 2026
    Ultimas Notícias
    Destaque

    Expansão da soja coloca Mato Grosso do Sul ente os destaques da safra brasileira

    março 15, 2026

    A produção de soja em Mato Grosso do Sul deve registrar crescimento na safra 2026,…

    Mãe é espancada por namorada e amigas da própria filha durante confusão em festa

    março 15, 2026

    Entre fidelidade imposta e a liberdade de escolha

    março 15, 2026

    Irã prende 20 suspeitos de vazar dados militares a Israel

    março 15, 2026

    Operário começa Copa Verde com jogos em Tocantins e Goiás.

    março 15, 2026

    Germino Roz admite possibilidade de disputar vaga de deputado estadual

    março 15, 2026

    1ª Semana do Artesanato impulsionará economia criativa de Nova Andradina

    março 15, 2026

    Indicação pede estudo de viabilidade para levar serviços de saúde mental ao distrito de Nova Casa Verde

    março 15, 2026

    Powered by

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    1
    WhatsApp
    Olá 👋
    Podemos ajudá-lo?
    Abrir bate-papo