Depois do acerto, a chegada. O Corinthians espera o desembarque do holandês Memphis Depay para finalizar questões burocráticas e assinar o contrato com validade até o fim de 2026. O Timão corre contra o tempo para ter o jogador pelo menos em duas frentes até o fim da temporada. A equipe briga contra a queda no Brasileirão e está nas quartas de final da Sul-Americana e da Copa do Brasil.
A princípio, Memphis chega a São Paulo no domingo para acertar os últimos detalhes burocráticos e assinar o compromisso. O time tem até segunda-feira para inscrever o holandês como um novo jogador do elenco, segundo prazo estabelecido nos regulamentos das Séries A e B. O peruano André Carrillo, também confirmado, se encaixa na mesma situação.
Mais notícias do Corinthians: + Como o clube planeja pagar os mais de R$ 70 milhões por Memphis + Veja detalhes sobre a contratação de Memphis no Timão + Corinthians abre conversas para contratar André Carrillo
Há uma brecha no regulamento que permitiria a inscrição até 20 de setembro, caso houvesse troca na lista dos 50 inscritos na Série A. Até o momento, o primeiro cenário é tratado como o provável pelo Corinthians, com o holandês inscrito na próxima segunda-feira e liberado para atuar no Brasileirão.
Memphis pode defender o Corinthians ainda neste ano por chegar sem vínculo com outro clube. Somente jogadores livres no mercado são permitidos no Campeonato Brasileiro a partir do fim da janela de transferências; neste caso, no meio de temporada.
O holandês chega como grande reforço da janela para ajudar o Corinthians na inglória disputa contra o rebaixamento. O Timão soma apenas 25 pontos e ocupa um lugar dentro da zona da degola.
O novo reforço corintiano não atua há três meses. A última atuação ocorreu na semifinal da Eurocopa, em 10 de julho, contra a Inglaterra. Na derrota por 2 a 1, que resultou na eliminação holandesa, Memphis saiu machucado ainda na primeira etapa.
E nas Copas?
O planejamento do Corinthians é ter Memphis Depay nas duas disputas de títulos. Na Copa Sul-Americana, as inscrições para a fase quartas de final se encerram no próximo dia 13.
A expectativa é de que Memphis Depay esteja disponível para atuar no duelo de ida contra o Fortaleza, marcado para 17 de setembro, no Castelão. O confronto da volta será no dia 24, na Neo Química Arena.
Em relação à Copa do Brasil, Memphis Depay precisará contar com a ajuda dos companheiros para poder atuar. O holandês só poderá atuar, caso o Corinthians avance para a semifinal.
Ao contrário do ano passado, quando, por exemplo, o São Paulo inscreveu Lucas e James Rodríguez entre as semifinais contra o Corinthians, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) mudou o regulamento, permitindo inscrições somente com o início das eliminatórias.
Para seguir na competição, o Corinthians precisará vencer o Juventude por dois gols de diferença, já que perdeu o duelo de ida, em Caxias do Sul, pelo placar de 2 a 1.
batanews