Afastado das redes – O deputado federal Marcos Pollon (PL) publicou nota para justificar sua ausência de três dias nas redes sociais. Segundo ele, na semana passada extraiu dente e ficou de repouso após complicações, mas precisou de nova cirurgia no último sábado (27).’Eu estou tomando bastante remédio forte então estou com o raciocínio confuso, com muita dor ou os dois’. Ele prometeu um vídeo mais detalhado sobre sua condição de saúde e vídeos sobre bandeiras que defende.
Divididos – A ministra do Planejamento, Simone Tebet, está em disputa com membros do PT para nomear a advogada Luciani Coimbra ao Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), que representa São Paulo e Mato Grosso do Sul. Tebet apoia a professora universitária que é aqui do Estado, para aumentar a representatividade de MS no tribunal. Por outro lado, a deputada Gleisi Hoffmann (PT) apoia Verônica Sterman, enquanto o petista Luiz Marinho defende Marcos Moreira. O presidente Lula deve tomar a decisão final em breve.
Como era no princípio – Deputado estadual Paulo Duarte (PSB) participou do lançamento do Festival de Inverno de Bonito, nesta segunda-feira (29), e aproveitou para lembrar dos bastidores de como foi realizada a primeira edição, quando ele era secretário de Fazenda do governador José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT. ‘Ele teve a ideia, mas não tinha dinheiro. Expliquei que não tinha dinheiro e da maneira mais técnica ele deu a solução: se vira’.
Eu vi – Na época, o Banco do Brasil retirou o patrocínio há três semanas do festival. O recurso representava 50% do dinheiro previsto para realizar o evento. ‘Eu fui testemunha ocular da história. O Zeca ligou para o presidente do Banco do Brasil e disse que era pra ele honrar com o compromisso ou ia acabar com tudo quanto é conta do banco no Estado. E aí o dinheiro saiu’.
Falha técnica – Durante o evento foi divulgado o novo portal MS Cultural que traz detalhes do setor no Estado. As três tentativas de divulgação do vídeo mostrando como funciona a página falharam. De forma bem humorada, o governador Eduardo Riedel (PSDB) brincou com a plateia. ‘Até o Steve Jobs falhou. A tecnologia que às vezes não funciona, deve ser seguida sempre’.
Não respondo – Governador Eduardo Riedel (PSDB) tem negado assuntos extras durante as entrevistas coletivas de agendas públicas. Nesta segunda-feira (29), mais uma vez ele repetiu que não iria falar de outro tema que fugia do Festival de Inverno de Bonito. Ao ser questionado por uma jornalista sobre outra pauta, ele simplesmente respondeu ‘só falo do festival’ e passou para outro entrevistado participar do quebra-queixo.
Autoridades – Apesar de não estar mais com nenhum cargo efetivo, o ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB) participou do evento de lançamento do Festival de Inverno de Bonito. Ele foi chamado para palco nesta segunda-feira (29), mas não usou a palavra. Até então, Reinaldo participava de eventos de lançamento de projetos que tinham sido iniciados na gestão passada e concluídos na atual.
Recesso branco – Percorrendo as ruas da Capital, nesse período de pré-campanha, o candidato a prefeito Beto Pereira (PSDB) afirmou que está aproveitando o ‘recesso branco’. “Durante os meses de agosto e setembro, habitualmente e todos os anos eleitorais, o Congresso só vai funcionar em esforço concentrado, com uma sessão no mês de agosto e uma sessão no mês de setembro. Então já vai haver um recesso branco nesses meses’.
Inflacionado – Trabalhadores de supermercados em 39 cidades de Mato Grosso do Sul terão um reajuste salarial acima da inflação. O piso salarial da categoria aumentará 10%, passando de R$ 1.500,00 para R$ 1.650,00, enquanto os que ganham acima do piso receberão um reajuste de 6,5%, retroativo à data base de 1º de novembro de 2023. Campo Grande não entra na lista porque é representada por outra entidade. O acordo beneficiará empregados de supermercados em cidades como Água Clara, Alcinópolis, Coxim, Costa Rica.
Agito – Semana agitadíssima para os partidos, já no ritmo de campanha. Nesta terça-feira haverá duas convenções, do Partido Novo e do PSD. Depois, na sexta-feira é vez do PL. No sábado o dia vai ser ainda mais movimento. Além do PRTB, o União Brasil oficializa Rose Modesto e o PP lança Adriane Lopes para a disputa pela prefeitura de Campo Grande. Para fechar, no dia 3 também tem evento político do PT. Ao contrário da falta na convenção petista, desta vez a candidata Camila Jara deve comparecer por conta dos figurões que devem vir de Brasília.
batanews