Close Menu
NCV NewsNCV News
    NCV NewsNCV News
    • Home
    • Destaque
    • Policial
    • Saúde
    • Economia
    • Esportes
    • Política
    • Geral
    • Cidades
    • Internacionais
    • Curriculum
    NCV NewsNCV News
    Home»Internacionais»Rússia atinge instalações de grãos em porto ucraniano no Danúbio
    Internacionais

    Rússia atinge instalações de grãos em porto ucraniano no Danúbio

    FernandoFernandoagosto 23, 2023
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email WhatsApp

    KIEV (Reuters) – Drones russos atingiram instalações de grãos ucranianas no porto de Izmail, no rio Danúbio, durante a noite, no que um autoridade de alto escalão disse nesta quarta-feira ser uma tentativa sistemática de Moscou de impedir que Kiev exporte grãos para o mundo.

    O vice-primeiro-ministro, Oleksandr Kubrakov, disse que a capacidade de exportação do porto foi reduzida em 15% e que 13 mil toneladas de grãos foram destruídas.

    As instalações de grãos na região de Odessa, no Mar Negro, também foram atingidas na oitava onda de ataques à infraestrutura portuária ucraniana desde que a Rússia desistiu de um acordo mediado pela ONU no mês passado que permitia a Kiev enviar seus grãos através do Mar Negro.

    O rio Danúbio tornou-se a principal rota de exportação de cereais da Ucrânia desde o colapso do acordo, que pretendia ajudar a enfrentar uma crise alimentar global, e Izmail é o principal porto interior da Ucrânia através do Danúbio, a partir da Romênia.

    “13 mil toneladas de grãos foram destruídas pela Rússia como resultado do ataque Shahed (drone) ao porto de Izmail”, disse Kubrakov no aplicativo de mensagens Telegram. “Vários terminais e depósitos privados de grãos foram danificados, assim como infraestrutura de carga”.

    Ele afirmou que os grãos destruídos tinham como destino o Egito e a Romênia, e que um total de 270 mil toneladas de grãos foram destruídas em ataques desde que a Rússia abandonou o acordo de grãos no Mar Negro.

    “Só esta noite, a capacidade de exportação do porto de Izmail foi reduzida em 15%”, disse Kubrakov. “A Rússia está sistematicamente atacando silos e depósitos de grãos para impedir as exportações agrícolas.”

    Os militares ucranianos publicaram fotografias mostrando pilhas de grãos sob a estrutura queimada e destruída de um depósito.

    A Rússia não comentou imediatamente os ataques, mas culpa a Ucrânia e os seus aliados ocidentais pelo colapso do acordo de cereais do Mar Negro.

    O governador de Odessa, Oleh Kiper, disse que o ataque à região de Odessa durou três horas e que a força aérea ucraniana destruiu nove drones russos.

    “Infelizmente, ocorreram ataques nos complexos de produção e transbordo onde ocorreu um incêndio… Os danos incluem instalações de armazenamento de grãos”, afirmou Kiper no Telegram.

    As defesas aéreas ucranianas disseram mais tarde nesta quarta-feira que derrubaram 11 dos 20 drones lançados pela Rússia durante a noite.

    (Reportagem adicional de Anna Pruchnicka)

    Leia também

    EUA consideram novas sanções contra Alexandre de Moraes, diz jornal.

    agosto 17, 2026

    Peru comemora Dia da Independência com posse de Keiko Fujimori

    julho 29, 2026

    EUA anunciam tarifa de 12,5% contra o Brasil por trabalho forçado

    julho 24, 2026
    Ultimas Notícias
    Destaque

    Número de professores jovens cai 31% em dez anos, aponta pesquisa

    setembro 17, 2026

    O número de professores do ensino médio com até 24 anos caiu 31,1% entre 2015…

    Nova Andradina reúne profissionais para discutir inovação e tecnologia na construção civil

    setembro 17, 2026

    Milho bate recorde, algodão avança e mandioca coloca MS entre maiores do país

    setembro 17, 2026

    PF investiga 2 anos de desvios de encomendas dos Correios em MS

    setembro 17, 2026

    Criança é atacada por abelhas e motociclista leva mais de 40 picadas ao tentar salvá-la

    setembro 17, 2026

    Carro de mãe e filho executados é encontrado com 6,2 kg de crack

    setembro 17, 2026

    Falsa amiga entregava segredos da colega a grupo que a chantageava na internet

    setembro 17, 2026

    MS é 5º na produção de soja do Brasil e Maracaju retoma liderança estadual

    setembro 17, 2026

    Powered by

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    1
    WhatsApp
    Olá 👋
    Podemos ajudá-lo?
    Abrir bate-papo