A proposta do presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, de trocar territórios ocupados em uma possível negociação de paz com a Rússia foi rejeitada nesta quarta-feira (12/02) por Moscou. “Isso é impossível. A Rússia nunca discutiu e nunca discutirá o tema da troca de seu território”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.
Em entrevista ao jornal britânico The Guardian publicada no dia anterior, o governante ucraniano disse estar aberto a uma “troca direta” de territórios com a Rússia se seu homólogo americano, Donald Trump, conseguir levar os dois países à mesa de negociações para pôr fim a uma guerra que caminha para o seu terceiro ano.
O líder ucraniano disse que, se for o caso, estaria disposto a ceder as terras que Kiev detém na região russa de Kursk desde o lançamento de uma ofensiva surpresa no local, há seis meses
“Trocaremos um território por outro”, disse Zelenski, acrescentando não saber quanto das terras ocupadas pela Rússia a Ucrânia pediria em troca. “Não sei, veremos. Mas todos os nossos territórios são importantes, não há prioridade.”
“Posição de poder”
Trump reiterou sua intenção de acabar com a guerra na Ucrânia, mas os céticos temem que um pacto moderado dos EUA significaria forçar Kiev a ceder às exigências maximalistas do presidente russo, Vladimir Putin.
Zelenski disse que está preparado para negociar, desde que a Ucrânia esteja em uma “posição de poder”, e sugeriu que tentaria satisfazer Trump, oferecendo contratos lucrativos de reconstrução e concessões de investimento.
UOL.