O que pode prejudicar sua saúde mental?
Os fatores são os mais diversos. Algumas fases da vida como a entrada na escola, a adolescência e o envelhecimento podem acarretar em algum tipo de desequilíbrio assim como processos como divórcios e perda de entes queridos. Nesse sentido, alguns questões sociais e econômicas podem ser determinantes.
A rotina nas grandes cidades, o desemprego e a pobreza também são constantemente apontados como fatores que trazem prejuízos a saúde mental.
Além disso, acontecimentos traumáticos, infecções agudas e predisposições genéticas podem desencadear problemas psicológicos graves.A estigmatização e isolamento de pessoas com esse tipo de problemas, gerados principalmente pela falta de conhecimento sobre o assunto, acaba piorando a situação.
A estigmatização e isolamento de pessoas com esse tipo de problemas, gerados principalmente pela falta de conhecimento sobre o assunto, acaba piorando a situação.
Como se manter saudável mentalmente
Assim como o corpo, a mente também precisa de cuidados para se manter saudável. Veja alguns deles abaixo:
Mantenha-se ativo:
Os exercícios físicos liberam hormônios como a dopamina, que propiciam uma sensação de felicidade e bem estar. Além disso, o momento da prática serve como um período de refúgio para o caos do cotidiano.
Medite:
Já são reconhecidos mundialmente os benefícios da meditação para o controle da ansiedade, depressão e até mesmo na melhora de dores crônicas, problemas cardíacos e vasculares e da qualidade do sono.
Mantenha uma alimentação saudável:
Como já dissemos acima, a saúde física e mental são indissociáveis. Uma alimentação inadequada pode te deixar indisposto e sem energia para aproveitar os bons momentos da vida. Por isso, invista numa dieta equilibrada rica em vitaminas e nutrientes.
Não tenha medo de buscar ajuda:
Um dos fatores que contribuem para o surgimento de problemas mentais é o isolamento. Procure cercar-se de pessoas que te façam se sentir bem e converse com elas sobre os seus sentimentos.
Além disso, não há nenhuma vergonha em procurar ajuda profissional quando necessário. No surgimento de sintomas de algum tipo de perturbação emocional não tenha medo de procurar um psicólogo ou psiquiatra.