na_refis_728x90p
Close Menu
NCV NewsNCV News
    NCV NewsNCV News
    • Home
    • Destaque
    • Policial
    • Saúde
    • Economia
    • Esportes
    • Política
    • Geral
    • Cidades
    • Internacionais
    • Curriculum
    NCV NewsNCV News
    Home»Geral»Seca e calor: Norte e Centro-Oeste em alerta
    Geral

    Seca e calor: Norte e Centro-Oeste em alerta

    BarthimanBarthimanagosto 16, 2024
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email WhatsApp

    Segundo o meteorologista Gabriel Rodrigues, do Portal Agrolink, o final de semana promete ser marcado por aumento no calor no Centro do Brasil, enquanto as temperaturas mais amenas perdem força no Sul e Sudeste. A previsão indica um cenário de tempo seco em grande parte do país, trazendo consigo alertas de incêndios, baixa umidade relativa do ar e uma sensação térmica elevada.

    O panorama meteorológico para os próximos dias mostra poucas variações, com uma tendência de elevação das temperaturas em áreas do Brasil Central. Há, inclusive, a possibilidade de uma onda de calor ao longo dos próximos dias. Rodrigues explica que uma onda de calor é caracterizada por uma sequência de pelo menos cinco dias consecutivos com temperaturas acima de 5°C em relação à média.

    Essa condição deve ser pronunciada sobre o Centro do continente sul-americano, atingindo o Norte da Argentina, Paraguai, Bolívia, além de regiões do Centro-Oeste e Sul da Região Norte do Brasil. Projeções meteorológicas indicam que os termômetros podem alcançar até 39°C na tarde de domingo em áreas como o Norte de Mato Grosso, Sul do Amazonas, Sul do Pará e Rondônia. A situação é agravada pelos baixíssimos índices de umidade relativa do ar, que, apesar de serem comuns nesta época do ano, aumentam consideravelmente os riscos de propagação de incêndios.

    Clique aqui e acesse AGROTEMPO

    O calor também deve se intensificar no MATOPIBA, no interior da Região Sudeste, Paraná e Santa Catarina. Apenas o Rio Grande do Sul pode escapar das temperaturas mais elevadas previstas para o final de semana, embora ainda sejam esperados valores acima dos 27°C no Norte do estado gaúcho.

    Em relação às chuvas, o final de semana será predominantemente seco em grande parte do Brasil. Embora houvesse indicações de precipitações no Sul do Rio Grande do Sul, as últimas atualizações apontam para um cenário mais seco. Assim, as chuvas devem se concentrar no Amazonas, extremo Noroeste de Mato Grosso, Rondônia, Acre e Roraima, além do Leste do Nordeste, especialmente na Bahia e no Sealba, devido à atuação de uma frente fria no oceano.

    Rodrigues alerta que agosto deve fechar sem chuvas significativas no Centro-Oeste, segundo as projeções de médio prazo. A quebra do período seco na região costuma ocorrer na segunda quinzena de setembro. Caso houvesse alguma precipitação ainda em agosto, isso traria um alívio para os produtores que estão se preparando para o pré-plantio, especialmente na correção do solo. A adoção do plantio direto será essencial para a retenção de umidade no solo e para reduzir a temperatura superficial, um problema que prejudicou o início da safra passada.

    destaque

    Leia também

    União ABC e Pantanal decidem Estadual Sub-15 neste sábado no CD de Futebol

    setembro 26, 2026

    Réu que atropelou amigo duas vezes após briga pega 11 anos de prisão

    setembro 26, 2026

    Jovem de 18 anos morre em acidente com SUV que fazia conversão

    setembro 26, 2026
    Ultimas Notícias
    Destaque

    União ABC e Pantanal decidem Estadual Sub-15 neste sábado no CD de Futebol

    setembro 26, 2026

    Mais uma competição de base organizada pela Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul…

    Réu que atropelou amigo duas vezes após briga pega 11 anos de prisão

    setembro 26, 2026

    Jovem de 18 anos morre em acidente com SUV que fazia conversão

    setembro 26, 2026

    Carreta carregada com soja tomba perto do trevo da MS-480, em Batayporã

    setembro 26, 2026

    Caixa libera dinheiro de antigo fundo PIS/Pasep; veja como sacar

    setembro 26, 2026

    Cartório Eleitoral insere mídias e lacra urnas que serão utilizadas em Nova Andradina, Batayporã e Taquarussu

    setembro 26, 2026

    Campanha Crédito Ideal disponibiliza crédito pessoal para realização de projetos

    setembro 26, 2026

    ‘Não estou arrependido, sou homem’: assassino de empresário é preso e frieza impressiona

    setembro 26, 2026

    Powered by

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    1
    WhatsApp
    Olá 👋
    Podemos ajudá-lo?
    Abrir bate-papo