Em meio ao processo de renovação da seleção brasileira, nenhum setor teve tantas mudanças e gerou tanta dor de cabeça ao técnico Fernando Diniz quanto as laterais.
Por conta de lesões, mas também pela dificuldade em encontrar jogadores que se firmassem na posição, o Brasil já utilizou 11 laterais diferentes, mais do que em todo o último ciclo de Copa do Mundo. Entre 2018 e 2022, Tite levou a campo nove atletas diferentes.
Confira os jogadores já utilizados nesse ano na posição:
Laterais-direitos: Danilo (5 jogos), Emerson Royal (2), Vanderson (2), Yan Couto (2) e Arthur;Laterais-esquerdos: Renan Lodi (3), Alex Telles (2), Ayrton Luccas (2), Caio Henrique (1), Guilherme Arana (1), Carlos Augusto (1).
Fernando Diniz ainda improvisou os atacantes David Neres, pela direita, contra o Uruguai, e Pepê, na esquerda, contra a Colômbia.
Já no último ciclo de Copa, além de Danilo e Alex Sandro, titulares na maior parte do tempo e também no Mundial do Catar, foram utilizados: Alex Telles, Daniel Alves, Emerson Royal, Fagner, Filipe Luís, Guilherme Arana e Renan Lodi.
Veja também: + Exame confirma lesão, e Vini Jr é cortado
Na data Fifa de outubro, o Brasil teve cortar os quatro laterais convocados. Já para os jogos deste mês, não pôde contar com Danilo, um dos capitães do grupo, que está machucado. Sem ele, Diniz optou por chamar apenas um jogador para o lado direito: Émerson Royal, que teve atuação ruim na derrota por 2 a 1 para a Colômbia, na última quinta-feira, e deve ser titular novamente na terça, contra a Argentina.
– É um clássico importante, o melhor clássico que tem. A gente sabe da dificuldade que é jogar contra Argenina, não é porque perdeu um jogo que muda alguma coisa. São campeões do mundo, tem que respeitar. A gente vai para o jogo como sempre fez, para ganhar – disse o jogador do Tottenham.
Em seu clube na Inglaterra, Emerson tem ficado na maior parte desta temporada. Dos dez jogos em que ele disputou, apenas três foram atuando desde o início. Já Renan Lodi, lateral-esquerdo da Seleção, é titular absoluto no Oympique de Marselha, da França.
Veja também: + “Bandeira vermelha”: Brasil x Argentina vai repetir esquema de segurança da final da Libertadores
A tendência é que a dupla seja mantida para enfrentar a Argentina. Após folga na última sexta, o Brasil volta a treinar neste sábado, na Granja Comary. O clássico acontece na terça, às 21h30 (de Brasília), no Maracanã.
BATANEWS