Nesta quinta-feira (5), o mercado da soja apresentou movimentos interessantes. A saca de 60 quilos de soja registrou um aumento de 0,93% em seu preço, sendo comercializada por R$137,87 na região de referência do Paraná. Segundo dados do portal Brasil 61, na Bolsa de Valores (B3), o indicador da soja aumentou 0,34%, chegando a ser negociado a R$144,60.
Ainda nesta semana o Cepea informou que, as chuvas irregulares, particularmente nas regiões do Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, tiveram um impacto significativo nas atividades de semeadura da safra 2023/24 da soja no país. Conforme o levantamento realizado pelo Cepea, esse cenário, juntamente com a valorização do dólar em relação ao Real, resultou em um aumento nos preços da oleaginosa na última semana. Esse aumento, por sua vez, limitou a queda na média mensal de setembro.
Clique aqui e acesse as cotações de soja.
Vale destacar que, no mercado internacional, o avanço na colheita da safra 2023/24 da soja nos Estados Unidos exerceu pressão sobre as cotações futuras em setembro. No entanto, a piora nas condições das lavouras nos EUA e a firme demanda pelo grão norte-americano contribuíram para dar sustentação aos preços na última semana do mês. Isso acabou limitando a queda na média mensal.
O mercado da soja é influenciado por uma série de fatores, incluindo as condições climáticas, as oscilações cambiais e a demanda internacional. É fundamental para produtores e investidores acompanharem essas tendências de perto para tomar decisões informadas.
batanews