A Ficco (Força Integrada de Combate ao Crime Organizado) em Mato Grosso do Sul realizou nesta quarta-feira (25) uma operação que resultou na apreensão de 1.466 quilos de maconha. A ação ocorreu com o apoio da Polícia Militar Rodoviária, em Maracaju, a 159 quilômetros de Campo Grande.
Durante a operação, um veículo modelo Mitsubishi L-200 foi abordado para inspeção de rotina. Na vistoria, a equipe localizou diversos fardos e tabletes de maconha, tanto no interior do veículo quanto na caçamba.
Além da droga, a inspeção revelou que o veículo utilizado no transporte estava com os sinais de identificação adulterados. Após checagem nos sistemas de segurança, foi constatado que a placa verdadeira do veículo era de Passos-MG, e que havia um boletim de ocorrência de roubo/furto referente ao automóvel.
No interior do veículo, também foi encontrado um rádio de comunicação clandestina, o que levanta a suspeita de que o motorista poderia estar em contato com um ‘batedor’ – indivíduo responsável por monitorar possíveis fiscalizações durante o trajeto.
O motorista, de 26 anos, confessou ter recebido o veículo já carregado com a droga em Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai com o objetivo de entregar a carga em Campo Grande.
Todos os materiais apreendidos, incluindo o veículo, a droga e o rádio, representaram um prejuízo superior a R$ 3 milhões ao tráfico, e foram encaminhados para a Superintendência de Polícia Federal em Campo Grande, onde foi registrado o flagrante. O motorista preso responderá por tráfico de drogas, receptação de veículo roubado e outros crimes relacionados.
batanews