CAM DEZEMBRO
Close Menu
NCV NewsNCV News
    NCV NewsNCV News
    • Home
    • Destaque
    • Policial
    • Saúde
    • Economia
    • Esportes
    • Política
    • Geral
    • Cidades
    • Internacionais
    • Curriculum
    NCV NewsNCV News
    Home»Destaque»Trump dá ultimato a Maduro e acirra crise diplomática entre EUA e Venezuela.
    Destaque

    Trump dá ultimato a Maduro e acirra crise diplomática entre EUA e Venezuela.

    BarthimanBarthimandezembro 2, 2025
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email WhatsApp

    O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teria dado um ultimato ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro: ele e sua família deveriam abandonar o país até a última sexta-feira (28) e escolher um destino seguro para se exilar. A proposta, relatada por fontes próximas à administração norte-americana, faz parte de uma ofensiva de pressão intensificada contra o governo venezuelano.

    De acordo com relatos, a oferta teria condicionado o exílio à concessão de anistia completa para Maduro, seus familiares e integrantes do regime — além da retirada de acusações pendentes junto ao Tribunal Penal Internacional. Essas exigências teriam sido rejeitadas pelos EUA.

    Ultimato telefônico e tom de força
    A proposta teria sido feita durante uma ligação de cerca de 15 minutos entre Trump e Maduro, realizada na última semana. O próprio presidente dos EUA confirmou a conversa, mas não revelou o conteúdo.

    Fontes do governo americano — citadas por autoridades e pelo senador republicano Markwayne Mullin — afirmam que a oferta também incluía passagem segura para Maduro e para aliados próximos, provavelmente para a Rússia ou outro país indicado por Washington.

    Entretanto, a resposta do governo venezuelano foi negativa. Segundo relatos, Maduro recusou deixar o país sob as condições impostas, o que teria encerrado as negociações.

    Retaliação: espaço aéreo venezuelano “fechado”
    Com o prazo expirado sem resposta positiva, Trump postou em sua rede social pedindo que o espaço aéreo sobre e ao redor da Venezuela fosse considerado “fechado em sua totalidade”.

    A reação oficial de Caracas foi imediata e duríssima: o governo venezuelano classificou a declaração como uma “ameaça colonialista”, denunciando a violação da soberania nacional e afirmando que somente a autoridade local pode regular o espaço aéreo.

    Crescimento da presença militar dos EUA e medo de escalada
    O ultimato e o bloqueio aéreo ocorrem em meio a uma escalada militar dos EUA no Caribe — com o reposicionamento de navios de guerra, reforço em bases navais e preparação para possíveis operações contra supostos traficantes de drogas ligados ao regime venezuelano.

    O governo de Maduro, por sua vez, vem buscando apoio internacional e reforçando sua aliança com países como Rússia, China e Irã, tentando blindar-se contra qualquer eventual ofensiva externa.

    Nos bastidores, negociações frustradas e clima de incerteza
    Embora os governos dos EUA e Venezuela admitam ter havido contato, oficiais norte-americanos citados pela imprensa dizem que não há hoje uma proposta formal de exílio para Maduro. A oferta teria sido condicionada a exigências consideradas inaceitáveis por Caracas — o que praticamente “definitiva” o colapso das negociações preliminares.

    Analistas alertam para o risco elevado de escalada militar e para as imprevisíveis consequências humanitárias e diplomáticas caso o impasse continue. *Com informações da CNN.

    INTERNACIONAL  POLÍTICA  VENEZUELA  EUA

    Leia também

    Isaías 41.10 foi o versículo mais lido em 2025 no app da Bíblia

    dezembro 9, 2025

    Cotações da arroba do boi gordo: veja como o mercado abriu a semana

    dezembro 9, 2025

    Como ficaram os preços de soja na véspera do relatório USDA?

    dezembro 9, 2025
    Ultimas Notícias
    Destaque

    Isaías 41.10 foi o versículo mais lido em 2025 no app da Bíblia

    dezembro 9, 2025

    O versículo mais lido no mundo em 2025 pelo aplicativo YouVersion foi Isaías 41:10, segundo…

    Cotações da arroba do boi gordo: veja como o mercado abriu a semana

    dezembro 9, 2025

    Como ficaram os preços de soja na véspera do relatório USDA?

    dezembro 9, 2025

    Calendário das escolas estaduais de MS terá 223 dias de atividades e prevê início das aulas em 9 de fevereiro

    dezembro 9, 2025

    Nova Andradina: Últimos dias de matrículas promocionais para Inglês com possibilidade intercâmbio na Inglaterra

    dezembro 9, 2025

    Ivinhema: Defensoria consegue absolver assistido condenado a quase uma década após falhas em reconhecimento fotográfico

    dezembro 9, 2025

    ‘Sonho de verão’, diz relator sobre anistia de Bolsonaro

    dezembro 9, 2025

    Tarcísio quebra o silêncio e declara apoio a Flavio: ‘Vai contar com a gente’

    dezembro 9, 2025

    Powered by

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    1
    WhatsApp
    Olá 👋
    Podemos ajudá-lo?
    Abrir bate-papo