O último dia do acordo de trégua em vigor entre Israel e a organização terrorista Hamas, esta segunda-feira (27), deve ter a libertação de mais dez cidadãos israelenses. A partir de agora, pode haver uma prorrogação, que prevê que, para cada novo grupo de dez pessoas soltas, haverá mais um dia de pausa nas hostilidades. No entanto, ainda é incerto se isso ocorrerá.
O grupo terrorista libertou 40 israelenses e 21 estrangeiros desde a última sexta-feira (24), a maioria mulheres e crianças, levadas para a Faixa de Gaza nos atentados em solo israelense no dia 7 de outubro. A soltura de estrangeiros envolveu também negociações paralelas de outros governos com o Hamas.
O acordo inicial previa ainda a soltura de 150 prisioneiros palestinos, o que vem sendo feito por Israel diariamente.
Na sexta-feira (24), um grupo de 13 israelenses e 11 estrangeiros deixou Gaza. No dia seguinte, foram mais 13 israelenses e outros 7 estrangeiros. Ontem, 14 israelenses e 3 estrangeiros foram libertados.
Israel afirma que 240 pessoas foram levadas pelos terroristas em 7 de outubro. Com base nessa informação, pode-se afirmar que a maioria dos reféns ainda continua em Gaza. Há também entre eles militares, que não foram incluídos em nenhuma negociação até o momento.
Veja fotos dos reféns que foram soltos do cativeiro da Faixa de Gaza neste domingo