Close Menu
NCV NewsNCV News
    NCV NewsNCV News
    • Home
    • Destaque
    • Policial
    • Saúde
    • Economia
    • Esportes
    • Política
    • Geral
    • Cidades
    • Internacionais
    • Curriculum
    NCV NewsNCV News
    Home»Destaque»Via de mão dupla, missão a Dubai abre oportunidades para mundo árabe e MS
    Destaque

    Via de mão dupla, missão a Dubai abre oportunidades para mundo árabe e MS

    BarthimanBarthimanoutubro 24, 2023
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email WhatsApp

    O vice-governador José Carlos Barbosa (Barbosinha) retornou no final de semana dos Emirados Árabes e reuniu a imprensa, nesta segunda-feira (23), no Escritório do Governo em Dourados, para relatar aspectos que considerou essenciais durante a Missão Dubai, como integrante de uma comitiva de prefeitos e dirigentes empresariais selecionados pelo Sebrae para conhecer as novidades oferecidas durante a Expo City, a maior feira de negócios do mundo.

    A feira reuniu mais de 6.000 expositores de 180 países diferentes de todo o planeta. “Apresentamos as potencialidades de Mato Grosso do Sul e conhecemos de perto diversas iniciativas inovadoras, com conceitos modernos e boas práticas de sustentabilidade para construirmos um projeto de municipalismo do futuro para os sul-mato-grossenses, com base na tese das Cidades Inteligentes e ao mesmo tempo reforçando a troca de particularidades entre nossos dois continentes”, avaliou.

    Em meio a cerca de 180 mil participantes, com interesses voltados ao aquecimento global, melhoria do trânsito, sustentabilidade, Cidades Inteligentes, a feira proporcionou aos visitantes, incluindo a comitiva de Mato Grosso do Sul, prospectar um intercâmbio de informações que já terá, como primeiro resultado, agenda marcada para o mês de dezembro, em Campo Grande, onde missão árabe vem ao Estado para estabelecer novas tratativas. “Pra se ter uma ideia, em Dubai funciona o primeiro Ministério do Metaverso no mundo”, ilustrou.

    Em contato com representantes dos Emirados Árabes, Barbosinha apurou, por exemplo, que trata-se de uma região aberta a novos investidores e disposta a empreender investimentos. “Eles tanto querem atrair os cérebros da inteligência mundial como estão dispostos a expandir investimentos, de olho no mercado futuro”, comentou o vice-governador, depois de comprovar o grande interesse do mundo em relação aos atrativos turísticos.

    Nova mentalidade

    “Dubai nos ensinou a necessidade de criar uma nova mentalidade de crescimento. Eles tem o maior porto do mundo, o maior aeroporto do mundo, os maiores prédios do mundo, mas há a preocupação com a sustentabilidade – como pontos de ônibus à base de energia fotovoltaica e carregadores de celulares instalados para uso público – a água toda reaproveitável, porque se trata de uma região árida, de muita areia, mas onde se pratica o turismo no deserto”, relatou Barbosinha.

    Sobre ações a curto e médio prazo que podem ser utilizadas como exemplo para implantação em terras sul-mato-grossenses, o vice-governador relatou que algumas já vêm sendo realizadas, e citou os investimentos privados em tecnologia através da implantação das infovias digitais, onde o Governo pretende interligar e levar internet rápida aos prédios públicos nos 79 municípios.

    “Na questão da energia, podemos dar um salto gigantesco. Não sei quanto o município de Dourados gasta com energia, por exemplo, mas poderia pensar em algo sustentável [com implantação de parques que produzam energia limpa] e onde, por exemplo, se eu tenho essa produção de energia eu posso climatizar todos os pontos de ônibus pra começar”, comentou.

    “Podemos estabelecer, com base nos eixos do nosso Governo – por um Estado próspero, inclusivo, verde e digital – uma parceria muito grande com as nossas commodities, o frango, a carne produzida aqui e depois incrementar o uso de novas tecnologias. Temos uma PPP (parceria-público privada) para construir o maior parque de energia fotovoltaica do Estado. Todos os órgãos públicos serão sustentados por essa energia da usina. Temos uma PPP da fibra ótica para levar internet aos 79 municípios. E, penso que esses estudos desenvolvidos lá não são fechados, não são só para eles, são conceitos que temos que começar a trazer para cá”, disse.

    Troca de experiências

    Barbosinha disse que, como agente público, e representante do Governo nessa Missão do Sebrae, teria como obrigação prestar contas da viagem. “Integramos uma ação em que o Sebrae busca mostrar que o mundo nos oferece alternativas de expansão econômica e crescimento com sustentabilidade, vale a pena visitar esses países, e captar experiências de sucesso no Oriente Médio para a criação também de um Estado Sustentável”, relatou.

    Entre os contatos nos Emirados Árabes, o vice-governador se reuniu com o sheik Hamdan Bin Ahmed Al Maktoum, e visitou, junto com o diretor de Operações do Sebrae, Tito Estanqueiro, o chefe do ‘The Private Office Of His Highness’, Evandro Oliveira, e os gerentes de Desenvolvimento de Negócios André Lúcio e Jorge Fabiane, que mantém um escritório privado que lida com um portfólio de investimentos diversificado e investe em empreendimentos comerciais dentro e fora de Dubai.

    “Temos condições de estabelecer grandes parcerias, tanto na questão das exportações, como nas importações, e você só possibilita essa oportunidade participando de uma feira com mais de 6.000 expositores, como vimos lá. Temos água e produção para oferecer, e nos interessa conhecimento e tecnologia que eles tem. É uma via de mão dupla”, concluiu.

    BATANEWS

    Leia também

    Trump usa acusação criminal como chantagem para reduzir juros, diz FED.

    janeiro 12, 2026

    Prefeitura de Nova Andradina abre inscrições para 100 apartamentos do Minha Casa, Minha Vida

    janeiro 12, 2026

    Pai faz filha de 7 meses refém, ameaça matar bebê e é baleado pela PM

    janeiro 12, 2026
    Ultimas Notícias
    Destaque

    Trump usa acusação criminal como chantagem para reduzir juros, diz FED.

    janeiro 12, 2026

    O presidente do Federal Reserve (FED) dos Estados Unidos (EUA), Jerome Powell, acusou o presidente…

    Prefeitura de Nova Andradina abre inscrições para 100 apartamentos do Minha Casa, Minha Vida

    janeiro 12, 2026

    Pai faz filha de 7 meses refém, ameaça matar bebê e é baleado pela PM

    janeiro 12, 2026

    Copinha hoje: Corinthians, Santos, Cruzeiro e Vasco jogam 2ª fase; veja onde assistir

    janeiro 12, 2026

    São Paulo oficializa a contratação de Dória com contrato até 2027

    janeiro 12, 2026

    Inmet emite alerta de chuva intensa para MS

    janeiro 12, 2026

    Homem de 44 anos é esfaqueado no pescoço após desentendimento em Dourados

    janeiro 12, 2026

    Carga de mercadorias estrangeiras é apreendida em residência durante operação da PF

    janeiro 12, 2026

    Powered by

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    1
    WhatsApp
    Olá 👋
    Podemos ajudá-lo?
    Abrir bate-papo