728X90-OUTUBRO-PRATEADO
Close Menu
NCV NewsNCV News
    NCV NewsNCV News
    • Home
    • Destaque
    • Policial
    • Saúde
    • Economia
    • Esportes
    • Política
    • Geral
    • Cidades
    • Internacionais
    • Curriculum
    NCV NewsNCV News
    Home»Destaque»Setembro continua com bandeira tarifária mais cara na conta de luz
    Destaque

    Setembro continua com bandeira tarifária mais cara na conta de luz

    BarthimanBarthimanagosto 30, 2025
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email WhatsApp

    As contas de energia elétrica permanecem com acréscimo de R$ 7,87 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos em setembro. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (29) que será mantida a bandeira vermelha patamar 2 devido à necessidade de acionamento de usinas termelétricas.

    Segundo a Aneel, o uso maior de térmicas é necessário por causa da falta de chuvas nos reservatórios das usinas hidrelétricas.

    “As atuais condições de afluência dos reservatórios das usinas, abaixo da média, não são favoráveis para a geração hidrelétrica. Em consequência, há necessidade de maior acionamento de usinas termelétricas, com elevados custos de geração, o que justifica a manutenção da bandeira vermelha patamar 2 para setembro”, explicou a agência.

    Em junho e julho, a bandeira tarifária esteve vermelha e, em agosto, passou para vermelho patamar 2.

    Bandeiras tarifárias

    Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em cores, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional (SIN) gerar a energia usada nas residências, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias.

    Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, não há nenhum acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre acréscimos a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

    destaque

    Leia também

    Eleito em primeiro turno, Cleitinho abraça a campanha de Flávio Bolsonaro em Minas Gerais

    outubro 13, 2026

    Da produção à mesa: Coopaolga fortalece a agricultura familiar e amplia oportunidades em Nova Andradina

    outubro 13, 2026

    Homem ameaça matar a própria mãe de 65 anos e rouba celular durante ataque em Dourados.

    outubro 13, 2026
    Ultimas Notícias
    Destaque

    Eleito em primeiro turno, Cleitinho abraça a campanha de Flávio Bolsonaro em Minas Gerais

    outubro 13, 2026

    O governador eleito de Minas Gerais, Cleitinho Azevedo (Republicanos), entrou de vez na campanha para…

    Da produção à mesa: Coopaolga fortalece a agricultura familiar e amplia oportunidades em Nova Andradina

    outubro 13, 2026

    Homem ameaça matar a própria mãe de 65 anos e rouba celular durante ataque em Dourados.

    outubro 13, 2026

    Fim da escala 6×1: Senado prevê votação de proposta que reduz jornada para 40 horas semanais.

    outubro 13, 2026

    Flávio tem 51% dos votos válidos no 2º turno, aponta pesquisa PoderData/AYA; Lula, 49%

    outubro 13, 2026

    Calor intenso pode aumentar conta de luz dos brasileiros, mesmo com bandeira verde.

    outubro 13, 2026

    Homem baleado na cabeça em Nova Andradina aguarda transferência para Dourados.

    outubro 13, 2026

    Plantio da soja alcança 36% da área no Paraná e preços recuam com valorização do real

    outubro 13, 2026

    Powered by

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    1
    WhatsApp
    Olá 👋
    Podemos ajudá-lo?
    Abrir bate-papo