PANTANAL-728x90 (1)
Close Menu
NCV NewsNCV News
    NCV NewsNCV News
    • Home
    • Destaque
    • Policial
    • Saúde
    • Economia
    • Esportes
    • Política
    • Geral
    • Cidades
    • Internacionais
    • Curriculum
    NCV NewsNCV News
    Home»Destaque»Arroz dobrou de preço, botijão subiu 60% em cinco anos desde a pandemia; veja lista
    Destaque

    Arroz dobrou de preço, botijão subiu 60% em cinco anos desde a pandemia; veja lista

    BarthimanBarthimanjaneiro 13, 2025
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email WhatsApp

    As coisas parecem estar caras? Não é só impressão. A inflação de 2024 foi alta: ela subiu, na média, quase 5% no ano passado, conforme mostraram os dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) divulgados nesta sexta-feira. É um resultado razoavelmente longe da meta de inflação do país, que prevê que a variação anual fique nos 3%.

    Mas, mais do que isso, esta foi uma variação forte sobre muitos preços que já estavam exorbitantes, inflados nos últimos anos pelos atabalhoados anos da pandemia. Eles incluíram choques globais de oferta, crises cambiais, guerras e quebras climáticas – ou seja, um pouco de tudo que piora os preços ao mesmo tempo.

    Neste começo de 2025, completam-se cinco anos desde que as infecções de coronavírus começaram a se espalhar e devastar vidas e a economia pelo mundo. Levantamento feito por VEJA, com base no histórico do IPCA, mostram que, de lá para cá, a inflação acumulada no Brasil foi de 33%, e embute uma série de produtos que terminam o período especialmente pesados.

    O arroz, por exemplo, custa hoje o dobro do que custava no supermercado. É o mesmo caso de outros itens que sofreram bastante nesse período, caso do óleo de soja, que acumula alta de 106%, do azeite de oliva (120%) e do café (133%).

    Com safras especialmente ruins no ano passado, quando sofreram com o clima, as frutas são as campeãs: a laranja encerra esse primeiro quinquênio da pandemia com um aumento acumulado de 247% – ou seja, mais que triplicou – e a tangerina, no topo da lista, com 385%, ou quase quintuplo do preço de antes.

    Fora do supermercados, os combustíveis, que sofreram especialmente com o dólar mais alto e as tensões globais que pressionaram os preços do barril de petróleo, chamam a atenção (veja a lista ao fim). O botijão de gás é hoje quase 60% mais caro que há cinco anos, e, o óleo diesel, 61%. Com preços sob o controle principalmente pela Petrobras, a gasolina acumulou alta de 34%, e o etanol, que costuma andar pareado com ela, subiu 33%.

    Entre as principais altas, também se destacam as assinaturas das plataformas de streaming, como Netflix, Amozon Prime ou Globoplay, que subiram 46%. O valor das viagens por transportes por aplicativo, como Uber e 99, subiu em média 45% – quase o sobro dos táxis, que subiu 26,5%.

    destaque

    Leia também

    Dourados: Zé Teixeira defende convênio para deficientes auditivos

    junho 12, 2025

    Mochi solicita indicações para Nioaque, Bodoquena, Campo Grande, Ribas do Rio Pardo, Camapuã e Bandeirantes

    junho 12, 2025

    Dupla abandona carreta com munições de fuzil e tonelada de maconha

    junho 12, 2025
    Ultimas Notícias
    Destaque

    Dourados: Zé Teixeira defende convênio para deficientes auditivos

    junho 12, 2025

    O deputado estadual Zé Teixeira, 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa, defendeu nesta semana a retomada…

    Mochi solicita indicações para Nioaque, Bodoquena, Campo Grande, Ribas do Rio Pardo, Camapuã e Bandeirantes

    junho 12, 2025

    Dupla abandona carreta com munições de fuzil e tonelada de maconha

    junho 12, 2025

    Pantanal Tech 2025: evento de inovação também terá espaço dedicado à economia criativa

    junho 12, 2025

    Preços da arroba do boi gordo no país: confira as cotações de hoje

    junho 12, 2025

    Governo de MS lança processos seletivos com mais de 200 vagas para Saúde e Educação

    junho 12, 2025

    PL de Hashioka que informa cancelamento virtual de produtos ou serviços é aprovado em 1ª discussão

    junho 11, 2025

    Matéria veda plantio de árvore letal a beija-flores, abelhas e pequenos insetos

    junho 11, 2025

    Powered by

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    1
    WhatsApp
    Olá 👋
    Podemos ajudá-lo?
    Abrir bate-papo