Nesta quarta-feira (23), os beneficiários do Auxílio Gás com Número de Identificação Social (NIS) final 4 começam a receber o pagamento da parcela referente ao bimestre atual. O valor é de R$ 104, representando 100% do preço médio do botijão de gás de cozinha (GLP) de 13kg, conforme estimativa da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). Os pagamentos começaram na última sexta-feira (18) e seguirão até o dia 31, de forma escalonada, conforme o último dígito do NIS.
Objetivo e investimento do Auxílio Gás
O Auxílio Gás é uma iniciativa do Governo Federal destinada a mitigar o impacto dos altos preços do gás de cozinha sobre as famílias em situação de vulnerabilidade. O programa é gerenciado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, com um investimento total de R$ 574,68 milhões neste mês.
O benefício é pago bimestralmente e contempla mais de 17 milhões de pessoas em todo o Brasil. Destas, 58,3% (9,9 milhões) são mulheres, e a maioria dos lares beneficiados (89,8%, ou 4,96 milhões) tem mulheres como responsáveis familiares.
Calendário de pagamento do Auxílio Gás
O pagamento do Auxílio Gás segue o mesmo cronograma do Bolsa Família, de acordo com o último dígito do NIS. Veja o calendário para o mês de outubro:
Como receber o Auxílio Gás
Os beneficiários podem sacar o valor do Auxílio Gás nas agências da Caixa Econômica Federal, casas lotéricas, terminais de autoatendimento, correspondentes Caixa Aqui ou via aplicativo Caixa Tem. Para efetuar o saque, é necessário apresentar documento de identificação com foto e o cartão do benefício, quando disponível.
batanews