A expectativa é de que o Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho, gere uma movimentação de R$ 384,45 milhões no comércio de Mato Grosso do Sul — 1% a mais em relação ao ano passado. Os dados são da pesquisa de intenção de compras divulgada pelo IPF-MS (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS) em parceria com o Sebrae-MS.
Distribuição dos gastos
Presentes: R$ 201,40 milhões (gasto médio: R$ 273,21)
Comemorações: R$ 183,06 milhões (gasto médio: R$ 237,64)
Gasto médio total por consumidor: R$ 510,85
Preferências de presentes
Roupas e acessórios – 42%
Calçados – 18%
Perfumes e cosméticos – 18%
Bolsas e acessórios – 17%
Flores e cestas – 16%
Joias – 7%
As lojas do centro são as preferidas por 67% dos entrevistados. Qualidade do produto é essencial para 81% dos consumidores.
Formas de compra
Presencial – 61%
Online – 21%
O próprio presente será confeccionado – 18%
A economista Regiane Dede de Oliveira destaca que, apesar do crescimento do e-commerce, o consumidor sul-mato-grossense ainda valoriza a compra presencial e o desconto no pagamento à vista.
Formas de comemoração
Bares ou restaurantes – 34%
Em casa com refeição especial – 16%
Noite fora (hotel/motel) – 13%
Passeio – 11%
Refeição por delivery – 11%
Cinema – 9%
Viagem – 6%
Segundo o analista técnico do Sebrae-MS, Paulo Maciel, experiências diferenciadas serão o grande atrativo. Ele recomenda:
Embalagens criativas
Kits personalizados
Brindes simbólicos
Facilidade de pagamento
Divulgação estratégica nas redes sociais
Metodologia da pesquisa
A pesquisa foi realizada entre 5 e 11 de maio, nas cidades de:
Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Bonito, Corumbá/Ladário e Três Lagoas.