Close Menu
NCV NewsNCV News
    NCV NewsNCV News
    • Home
    • Destaque
    • Policial
    • Saúde
    • Economia
    • Esportes
    • Política
    • Geral
    • Cidades
    • Internacionais
    • Curriculum
    NCV NewsNCV News
    Home»Destaque»Importações menores de fertilizantes elevam risco de concentração das compras no Brasil
    Destaque

    Importações menores de fertilizantes elevam risco de concentração das compras no Brasil

    BarthimanBarthimanagosto 27, 2026
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email WhatsApp

    O ritmo de importação de fertilizantes pelo Brasil está abaixo do observado no mesmo período do ano passado, enquanto a demanda tende a ganhar força nos próximos meses com a preparação das próximas lavouras. Para especialistas do mercado, o descompasso exige atenção dos produtores, principalmente porque uma concentração das compras em um período curto pode pressionar preços e dificultar a entrega de determinados produtos.

    Entre janeiro e julho, as importações brasileiras recuaram 32% para a ureia, 24% para o MAP e 43% para o nitrato de amônio na comparação com os sete primeiros meses de 2025. Ao mesmo tempo, o país ampliou a diversificação de fornecedores internacionais, reduzindo a dependência de determinados mercados, mas sem que isso tenha sido suficiente para elevar o volume importado ao nível esperado para esta época do ano.

    Para Marcelo Soto, head de Operações e Inteligência de Suprimentos da SCA Brasil Aliança, o principal risco está na possibilidade de os compradores postergarem as decisões e entrarem no mercado simultaneamente. “Quando um grande número de compradores entra ao mesmo tempo em busca dos mesmos produtos, a oferta se torna mais restrita, os fornecedores ampliam suas margens e cresce o risco de atrasos nas entregas”, afirma.

    O problema pode se tornar mais evidente nas culturas de soja e milho, que concentram uma parcela relevante do consumo de fertilizantes nitrogenados, fosfatados e potássicos. Se a demanda avançar de forma concentrada, o impacto não necessariamente ficará restrito às cotações. A disponibilidade física também pode se tornar um problema, especialmente em períodos de maior movimentação de cargas.

    Marcelo Soto, head de Operações e Inteligência de Suprimentos da SCA Brasil Aliança: “Entregas imediatas de nitrato podem ser um problema, e isso traz bastante insegurança para o mercado, se todo mundo decidir comprar ao mesmo tempo” – Foto: Divulgação

    Entre os produtos acompanhados pelo mercado, o nitrato de amônio apresenta uma situação que merece atenção adicional diante da queda de 43% nas importações acumuladas até julho. “Entregas imediatas de nitrato podem ser um problema, e isso traz bastante insegurança para o mercado, se todo mundo decidir comprar ao mesmo tempo”, diz Soto.

    Segundo ele, a possibilidade de concentração das aquisições aumenta a importância do planejamento. A antecipação permite ao produtor reduzir a exposição a eventuais limitações de oferta, atrasos logísticos e mudanças nas condições comerciais.

    O cenário também é influenciado pelo comportamento dos preços internacionais. Renata Cardarelli, especialista em Precificação de Agricultura e Fertilizantes da Argus Media, afirma que parte dos riscos geopolíticos já foi incorporada às cotações, mas os nitrogenados continuam particularmente suscetíveis a mudanças no ambiente externo. “A ureia é um dos produtos mais voláteis do mercado. Em momentos de maior tensão internacional, os preços podem subir rapidamente, assim como recuar em curto espaço de tempo. Ainda assim, o cenário atual aponta para uma tendência de preços firmes”, aponta.

    Os conflitos no Oriente Médio e a guerra entre Rússia e Ucrânia permanecem entre os fatores acompanhados pelos agentes do mercado, mas não são os únicos. A formação das cotações internacionais também depende de decisões de grandes produtores e consumidores.

    Entre os pontos de atenção estão os leilões de compra realizados pela Índia, as políticas de exportação da China, especialmente para nitrogenados e fosfatados, e eventuais reduções de oferta por grandes produtores mundiais.

    A movimentação no Oriente Médio acrescenta outro componente de risco. O Estreito de Ormuz é uma das principais rotas para o comércio internacional de petróleo e gás e qualquer restrição ao fluxo de navios na região pode repercutir sobre fretes, custos de transporte e disponibilidade de insumos para países importadores.

    Para o mercado brasileiro, o momento é particularmente relevante porque as compras para a safrinha de milho começam a ganhar espaço. “Estamos em um momento que o mercado brasileiro intensifica as compras para safrinha de milho e isso chama a atenção dos players de mercado”, avalia Renata.

    Uma eventual interrupção ou redução do fluxo de cargas em rotas estratégicas pode elevar os custos de transporte e alterar a disponibilidade de produtos, criando efeitos indiretos sobre o mercado brasileiro mesmo quando não há uma mudança imediata nos fundamentos domésticos.

    Renata Cardarelli, especialista em Precificação de Agricultura e Fertilizantes da Argus Media: “A ureia é um dos produtos mais voláteis do mercado. Em momentos de maior tensão internacional, os preços podem subir rapidamente, assim como recuar em curto espaço de tempo”

    Diante desse quadro, a recomendação aos produtores é evitar que a decisão de compra seja baseada exclusivamente na expectativa de que os preços irão cair. A análise precisa considerar a relação de troca, a disponibilidade física, o prazo necessário para entrega e o momento de maior demanda logística.

    Para Soto, o planejamento deve incluir também uma avaliação do mercado fornecedor e das condições necessárias para garantir que o fertilizante esteja disponível fora dos períodos de maior pressão sobre portos, transporte e unidades misturadoras. “O melhor momento para comprar fertilizantes não depende apenas da cotação do dia, mas da combinação entre planejamento, disponibilidade do produto e gestão de riscos”, afirma.

    A queda nas importações acumuladas até julho, portanto, não significa necessariamente falta imediata de fertilizantes no mercado brasileiro. O ponto de atenção está na combinação entre estoques, ritmo de novas compras e concentração da demanda nos próximos meses. Quanto mais compradores deixarem as aquisições para a mesma janela, maior tende a ser a pressão sobre toda a cadeia de abastecimento.

    destaque

    Leia também

    Ferrugem-asiática triplica registros e reforça importância do vazio sanitário

    agosto 27, 2026

    A importância da independência financeira para as mulheres

    agosto 27, 2026

    Câncer de mama: reconstrução após cirurgia vive nova era

    agosto 27, 2026
    Ultimas Notícias
    Destaque

    Ferrugem-asiática triplica registros e reforça importância do vazio sanitário

    agosto 27, 2026

    O salto nos registros de ferrugem-asiática na última safra reforça a necessidade de tratar a…

    Importações menores de fertilizantes elevam risco de concentração das compras no Brasil

    agosto 27, 2026

    A importância da independência financeira para as mulheres

    agosto 27, 2026

    Câncer de mama: reconstrução após cirurgia vive nova era

    agosto 27, 2026

    Comitê Gestor vai definir em 2027 quanto cada estado e município receberá do IBS

    agosto 27, 2026

    De bolsonaristas a lulistas: quem são os ‘vira-casacas’ das eleições 2026

    agosto 27, 2026

    Governo não espera solução rápida para tarifaço, mesmo com retomada das negociações com os EUA

    agosto 27, 2026

    Deputado e esposa são multados por irregularidades em comitês de campanha no interior

    agosto 27, 2026

    Powered by

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    1
    WhatsApp
    Olá 👋
    Podemos ajudá-lo?
    Abrir bate-papo