A realização de Prêmio para Escoamento de Produto (PEP) no segundo semestre de 2023 não está descartada, caso os preços do milho no país sigam abaixo do mínimo estabelecido. A informação é do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.
Em Mato Grosso o preço mínimo do milho estipulado pela Companhia Nacional do Abastecimento (Conab) é de R$ 43,26 para o ano de 2023. De acordo com levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), na última sexta-feira (18) a saca de 60 quilos no mercado disponível no estado estava sendo comercializada a R$ 34,68.
“Nós temos já lançada a aquisição de milho pelo governo federal, armazéns sendo credenciados, regiões se movimentando, produtores manifestando interesse em vender à preço mínimo. E, agora no segundo semestre, se os preços não reagirem, a possibilidade real de termos prêmio para escoamento da produção”, disse Fávaro em entrevista ao Canal Rural Mato Grosso.
Conforme o ministro Carlos Fávaro, o Brasil a cada dia caminha para se consolidar como um dos maiores players na garantia alimentar do mundo. Ele ressalta que investimentos em armazenagem estão sendo realizados, a exemplo do Programa para Construção e Ampliação de Armazéns (PCA) e da linha de financiamento do BNDES.
“E eu tenho certeza que esse é o papel… O Brasil, lançando agora com o presidente Lula um grande programa de ocupação de 40 milhões de hectares de pastagem degradada para a área de produção de soja, milho, algodão e também intensificação da pecuária, vai se consolidar como um grande player na garantia alimentar do mundo”.
Milho
Armazenagem
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.