Close Menu
NCV NewsNCV News
    NCV NewsNCV News
    • Home
    • Destaque
    • Policial
    • Saúde
    • Economia
    • Esportes
    • Política
    • Geral
    • Cidades
    • Internacionais
    • Curriculum
    NCV NewsNCV News
    Home»Destaque»Primeiro mês de 2025 tem saldo positivo de 3.176 empregos com carteira assinada em Mato Grosso do Sul
    Destaque

    Primeiro mês de 2025 tem saldo positivo de 3.176 empregos com carteira assinada em Mato Grosso do Sul

    BarthimanBarthimanfevereiro 28, 2025
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email WhatsApp

    Em janeiro de 2025 foram criados 3.176 empregos formais em Mato Grosso do Sul, com destaque para o setor da Agropecuária. Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego, e constam na publicação Observatório do Mercado de Trabalho , compilada pela Assessoria de Economia e Estatística da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).

    Com isso, o total de pessoas trabalhando com carteira assinada no Estado chegou a 673.560 no mês passado, aumento de 0,47% em relação ao mês anterior.

    Dos quatro grandes setores da economia, três apresentaram saldo positivo nas contratações no mês de janeiro: Agropecuária com 1.524 novos empregados, Indústria com 746, Construção (790) e Serviços (625). Somente o setor de Comércio apresentou saldo negativo de -509 vagas. Esse número não surpreende, conforme o titular da Semadesc, Jaime Verruck.

    ‘No mês de janeiro, como é comprovado, nós temos normalmente uma demissão no setor de Comércio e Serviço decorrente do final do ano das vagas abertas em função das atividades de final do ano. É normal que no mês de janeiro a gente tenha um aumento, um maior número de demissões do que contratações no mês no setor de Comércio. Isso foi configurado’, avaliou.

    Por outro lado, o secretário destaca o incremento de contratações no setor da Agropecuária, que já reflete o início da colheita agrícola e também a contratação de trabalhadores para as novas culturas, como a citricultura, além do crescimento verificado na Indústria. ‘Esses são fatores positivos. Quando olhamos a Construção Civil, a gente percebe uma grande ativação desse mercado com o surgimento de novos empreendimentos, mas também cobertura desse problema que nós temos na habitação’, pontuou.

    Mapa do emprego

    Na distribuição regional dos empregos durante o mês de janeiro, Campo Grande liderou com maior saldo de empregos no estado (620), logo em seguida aparecem Chapadão do Sul (333) e Nova Alvorada do Sul (220). Por outro lado, os municípios que mais fecharam postos foram Rio Brilhante ( -142), Dourados (-77), Aparecida do Taboado (-53).

    Quanto ao grau de instrução dos novos empregados no mês de janeiro, a grande maioria (2.054) concluíram o Ensino Médio, 678 não chegaram a concluir o Ensino Fundamental, 202 tinham o Fundamental incompleto e 161 o Ensino Médio incompleto. Apenas 103 haviam cursado o Ensino Superior e 6 se declararam analfabetos. Entre as pessoas com Ensino Superior incompleto houve retração com demissões a mais do que as admissões.

    Para Verruck, janeiro foi ‘um mês bastante positivo para a geração de empregos e melhoria da renda das famílias’. Esse ritmo garante ao Estado o crescimento da economia com ampliação do  mercado formal de empregos. ‘É o caminho que nós queremos para o desenvolvimento do trabalho no Mato Grosso do Sul. Maior número de vagas, maior renda e maior empregabilidade’.

    João Prestes, Comunicação Semadesc Foto: Álvaro Rezende/Secom

    destaque

    Leia também

    Três ocorrências de violência doméstica terminam com autores conduzidos à Delegacia em Nova Andradina

    maio 11, 2026

    Servidor admite uso de ônibus escolar para ir a hotel e recebe advertência em Nova Andradina

    maio 11, 2026

    Homem é preso pela Polícia Militar após agredir mulher com barra de ferro em Nova Andradina

    maio 11, 2026
    Ultimas Notícias
    Destaque

    Três ocorrências de violência doméstica terminam com autores conduzidos à Delegacia em Nova Andradina

    maio 11, 2026

    A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, por meio do 8º Batalhão de Polícia…

    Servidor admite uso de ônibus escolar para ir a hotel e recebe advertência em Nova Andradina

    maio 11, 2026

    Homem é preso pela Polícia Militar após agredir mulher com barra de ferro em Nova Andradina

    maio 11, 2026

    Acidente entre ônibus e carro deixa dois mortos e 12 feridos na BR-060.

    maio 11, 2026

    MS exporta US$ 3,61 bilhões e amplia superávit comercial .

    maio 11, 2026

    Endividamento cresce e Brasil bate novo recorde pelo 4º mês seguido

    maio 11, 2026

    Peão Rafael Silvio Oliveira morre após grave acidente durante rodeio em Votuporanga

    maio 11, 2026

    Veja quando cada seleção será convocada para a Copa do Mundo 2026

    maio 11, 2026

    Powered by

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    1
    WhatsApp
    Olá 👋
    Podemos ajudá-lo?
    Abrir bate-papo