Absorventes gratuitos estão sendo disponibilizados em Mato Grosso do Sul, pelo Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual do governo federal. Ao todo, 431 farmácias populares estão habilitadas para distribuição em 70 cidades. Além disso, o projeto EmpoderaEla encerra sua campanha de arrecadação de absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade no dia 14 de abril.
Recentemente foi lançada a cartilha ‘Programa Dignidade Menstrual – um ciclo de respeito’, disponível no portal do Ministério da Saúde. Uma pesquisa da Unicef revela que a falta de acesso a absorventes e itens de higiene afeta significativamente mulheres que menstruam, com 62% delas tendo deixado de frequentar escola ou outros locais devido à menstruação, e 73% se sentindo constrangidas durante esse período.
Diante deste problema social, o Shopping Campo Grande promove a campanha do projeto EmpoderaEla, que visa promover a dignidade menstrual e arrecadar itens de higiene pessoal. As doações serão destinadas à Casa da Mulher Brasileira, um local de acolhimento para mulheres vítimas de violência e em situação de vulnerabilidade social.
Cabe destacar que a Casa da Mulher Brasileira, pioneira no Brasil, atendeu mais de 15 mil mulheres em 2023. O espaço para doação está localizado em frente ao SAC, próximo à Renner, até o dia 14 de abril de 2024.
Ministério da saúde
O Programa Dignidade Menstrual visa beneficiar 24 milhões de mulheres no Brasil, com idade entre 10 e 49 anos, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e com renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa.
Estudantes de instituições públicas também podem se beneficiar, desde que estejam no CadÚnico e tenham renda familiar mensal por pessoa de até meio salário mínimo. Não há limite de renda para pessoas em situação de rua.
Correio do Estado / Suelen Morales