banner_web_ALEMS
Close Menu
NCV NewsNCV News
    NCV NewsNCV News
    • Home
    • Destaque
    • Policial
    • Saúde
    • Economia
    • Esportes
    • Política
    • Geral
    • Cidades
    • Internacionais
    • Curriculum
    NCV NewsNCV News
    Home»Destaque»Usina ‘abandona’ MS após receber benefício fiscal e prometer milhões em investimentos
    Destaque

    Usina ‘abandona’ MS após receber benefício fiscal e prometer milhões em investimentos

    BarthimanBarthimanmaio 27, 2025
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email WhatsApp

    Doze anos atrás, em 2013, a Usina Coruripe Açúcar e Álcool, com sede em Coruripe (AL) e cinco unidades produtivas (uma em Alagoas, na cidade de Coruripe, e quatro em Minas Gerais, nas cidades de Iturama, Campo Florido, Limeira do Oeste e Carneirinho) anunciou que iria instalar uma usina de etanol e açúcar em Paranaíba, em Mato Grosso do Sul, município distante 424 km de Campo Grande.

    Para isso, investiria milhões e geraria centenas de empregos. No entanto, a realidade, anos depois, é outra.

    O empreendimento, como consta no Diário Oficial de MS, foi favorecido com a redução de 67% do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Assim, a usina informou que havia a expectativa da criação de cerca de 350 empregos diretos.

    Também, que iria injetar no projeto algo em torno de R$ 360 milhões. Essa seria a contrapartida pela renúncia fiscal. Ocorre que a empresa nada instalou no município, embora atue na cidade como arrendatário de áreas para o plantio da cana. O benefício fiscal atravessou por três gestões estaduais: André Puccinelli, do MDB (2007-2014), Reinaldo Azambuja, do PSDB (2015-2022) e Eduardo Riedel.

    Benefício até 2028

    Em 18 de outubro de 2017, publicação no Diário Oficial indicava que o benefício fiscal seguiria até 2028, daqui a três anos.

    “Benefício fiscal, nas operações realizadas com açúcar de sua própria industrialização, equivalente a 67% (sessenta e sete por cento) do saldo devedor do ICMS, que será deduzido do saldo devedor que tenha resultado como efetiva e regularmente devido, até 31 de dezembro de 2028”.

    “De sua própria industrialização”, como escrito no Diário Oficial, remete à ideia de que sua produção ocorreria em sua própria usina, lá em Paranaíba.

    No entanto, ainda hoje em dia a usina mantém contratos de arrendamentos e toda sua produção sai de Paranaíba e segue para unidades da empresa que funciona no estado de Minas Gerais. Ou seja, ganha benefício em solo sul-mato-grossense e industrializa seu produto noutro estado.

    À época, representante da Canapar (Associação de Produtores de Cana de Paranaíba) informou à imprensa que Coruripe plantava, em Paranaíba, em área arrendada, algo em torno de 8 mil hectares de cana e que a estimativa seria a de aumentar o plantio para 10 mil hectares.

    O que diz a empresa

    O Midiamax tentou ouvir, nas duas últimas semanas, o comando da Canapar para saber se a usina seguia com os arrendamentos e qual seria sua produção. No entanto, não obteve retorno. A direção da entidade assim respondeu por meio de mensagem enviada por e-mail.

    “Informações será somente com o pessoal da Usina Coruripe mesmo”.

    A reportagem acionou também o Governo do Estado, para saber se a renúncia fiscal tem sido mantida e também a direção da Coruripe, mas não obteve resposta. Caso isso ocorra, a reportagem será atualizada.

    A assessoria de imprensa da usina informou que tentaria repassar informações acerca do episódio anteontem, quarta (21), mas não deu certo. Informou, ainda, que ontem, quinta (22), em Iturama, cidade de Minas Gerais, onde fica a área administrativa da usina, seria feriado. Prometeu atender o jornal nesta sexta, mas até a publicação deste material ainda não tinha dado certo o combinado.

    Midiamax conversou também com autoridades de Paranaíba. Desde que mantido o anonimato, afirmaram que não poderiam comentar oficialmente porque o benefício fiscal fora ofertado pelo Estado e não pelo município. Contudo, confirmou que até hoje a usina em questão arrenda área para lavoura de cana e que por lá a Coruripe não instalou qualquer indústria.

    ICMS

    O ICMS é a principal fonte de renda do Estado. Ano passado, MS juntou R$ 19,89 bilhões com esse imposto, o que equivale a 85% do bolo todo arrecadado.

    destaque

    Leia também

    Riedel destaca avanços do Proleite MS durante agenda na Expogrande.

    abril 17, 2026

    Polícia Civil prende três por violação de sepultura em caso de extrema gravidade em Eldorado.

    abril 17, 2026

    Justiça manda suspender vendas e obras em condomínio irregular às margens do Rio Miranda.

    abril 17, 2026
    Ultimas Notícias
    Destaque

    Riedel destaca avanços do Proleite MS durante agenda na Expogrande.

    abril 17, 2026

    A agenda do gabinete itinerante do Governo de Mato Grosso do Sul na Expogrande, em…

    Polícia Civil prende três por violação de sepultura em caso de extrema gravidade em Eldorado.

    abril 17, 2026

    Justiça manda suspender vendas e obras em condomínio irregular às margens do Rio Miranda.

    abril 17, 2026

    STF decide que piso nacional deve ser pago a professores temporários.

    abril 17, 2026

    Mãe e filha são flagradas furtando supermercado e acabam na delegacia em Ivinhema

    abril 17, 2026

    Confusão com bebida termina em agressões e mobiliza Polícia Militar em Ipezal

    abril 17, 2026

    Marcia Lobo diz que “transtorno” foi erro sobre evento em que estava, não aumento de vereadores

    abril 17, 2026

    Garota de 11 anos morre após ficar com a cabeça presa em janela

    abril 17, 2026

    Powered by

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    1
    WhatsApp
    Olá 👋
    Podemos ajudá-lo?
    Abrir bate-papo