O Botafogo está classificado para a semifinal da Conmebol Libertadores ao superar o São Paulo nos pênaltis, na noite desta quarta-feira, no Morumbis. O Alvinegro empatou em 1 a 1 no tempo normal, mas venceu por 5 a 4 na decisão por pênaltis. O treinador Artur Jorge elogiou a postura do time no confronto e destacou a classificação como parte importante da história que está sendo construída:
– Essa é uma vitória muito justa do Botafogo. Viemos aqui com uma tremenda coragem e eu disse aos meus jogadores que não havia histórias sem coragem, e hoje acrescentamos mais uma página na história do Botafogo. Fizemos, de forma competente, com grande atitude e compromisso. Sou eu aquele que indica o caminho, mas sou feliz por ter esse grupo de homens à minha disposição. E eles são os responsáveis por esses grandes feitos, pelo que conseguimos e como nos comportamos com atitude competitiva e vontade ganhar.
– Vimos um Botafogo sendo “fogo” e conseguimos o que queríamos. Levamos a decisão para os pênaltis, tomamos um gol no final, que foi uma pena. Tivemos oportunidade para fazer mais gols, fizemos um apenas, mas tivemos frieza, serenidade e competência para sermos superiores e estarmos novamente, mais de 50 anos depois, em uma semifinal de uma competição internacional.
O Botafogo chegou em São Paulo com um empate sem gols no jogo de ida e fez bom primeiro tempo, abrindo o placar com Almada, após boa jogada de Savarino. O São Paulo cresceu na reta final e igualou com gol de Calleri, o que levou a decisão para os pênaltis. Apesar da tradição do time paulista na competição, que foi pauta na torcida adversária para empurrar o time antes do jogo, o treinador destacou o compromisso do time, que isso, sim, “não se compra”.
– Fomos melhores do que o adversário nos dois jogos e, portanto, me parece extremamente merecido e justo aquilo que conseguimos hoje aqui de superar esse adversário, que também é um adversário poderosíssimo, muito bom. Não falo daquilo que é a sua história, mas de hoje, do presente. É uma equipe muito competente e soubemos ser melhores do que eles. Isso é importante para nós porque nos baliza naquilo que é uma expectativa futura.
Leia mais sobre o Botafogo: + Botafogo volta às semifinais da Libertadores após 51 anos + Botafogo ultrapassa R$ 52 milhões em premiação na Libertadores com classificação sobre o São Paulo
Veja outras repostas do treinador:
Falta de intensidade no segundo tempo – Não concordo (com falta de intensidade no segundo tempo). Talvez, sejamos até muito intensos. Fizemos um jogo muito consistente, muito competente e merecido por aquilo que é a entrega dos jogadores e a forma com que se aplicam em cada um dos jogos.
Tradição não se compra? – Aquilo que não se compra é compromisso. Isso tenho certeza absoluta que não se compra. E o compromisso que nós temos tido tem sido muito claro. Temos passado a mensagem de uma forma segura. Acima de tudo não só por aquilo que nós prometemos, mas acima de tudo por aquilo que nós cumprimos e fazemos.
– E nós fomos uma equipe que hoje veio aqui, como tínhamos dito também, nós tivemos a oportunidade de dizer e eu recordo de uma semana atrás em que nós falamos e eu disse que havíamos feito um jogo belíssimo, que nós fizemos um jogo muito competente, fizemos um jogo onde não fomos eficazes na finalização porque se não a história teria sido outra naquilo que era o resultado que traríamos para cá hoje. O que prometemos foi vir para cá disputar essa eliminatória. Todos nós, não sou só eu. Eu sou apenas o porta-voz. Os meus jogadores, com uma serenidade tremenda, dentro do vestiário, calma, temos mais um jogo, estamos no meio da história.
– A história não termina hoje naquilo que é as quartas de final e termina de uma forma brilhante para nós porque fomos mais competentes, fomos mais equipe, fomos melhores do que o adversário nos dois jogos e, portanto, me parece extremamente merecido e justo aquilo que conseguimos hoje aqui de superar esse adversário, que também é um adversário poderosíssimo, muito bom. Não falo daquilo que é a sua história, mas de hoje, do presente.
– É uma equipe muito competente e soubemos ser melhores do que eles. Isso é importante para nós porque nos baliza naquilo que é uma expectativa futura. E aproveito também esta reposta que é para os torcedores, que vieram em grande número uma vez mais. Sei que sofreram conosco, sofreram até o fim. Faz parte também do futebol, mas ficamos muito gratos por seu apoio, daqueles que aqui estiveram e seguramente de milhares no Rio de Janeiro que ficaram a acompanhar e torcer por nós, meu obrigado também para eles, porque são sem dúvida uma força impagável para nós.
Força mental do time para segurar o resultado e resolver nos pênaltis – Qualquer equipe sente um na parte final, ainda mais na fase eliminatória. Mas eu conheço os meus atletas e que eles estão muito bem trabalhados no aspecto mental. Neste momento, é um grupo que carrega muita ambição, com capacidade de chegar aqui em um ambiente adverso, muito adverso, frente a uma equipe competente e mostrar a personalidade que mostramos aqui. Isso é o que temos que enaltecer. A forma como os jogadores se comportaram em campo, como conseguiram ser equipe, fiéis a missão e ao plano de jogo, e isso que temos que valorizar no trabalho dos jogadores. Sabemos que o gol mexe, mas a equipe se manteve firme e fria para resolver nas penalidades, que faz parte do que é o jogo.
Jogadores que não estão jogando – O Allan está muito bem, o Tiquinho está muito bem, o Lucas está muito bem, o Hugo está muito bem, o Romero está muito bem. Estão todos muito bem e estão fazendo com que aqueles que vêm tendo mais tempo de jogo andem em uma velocidade de cruzeiro como nós queremos que assim seja.
Sensação de conquistar a classificação
– Não posso esconder. Estou muito orgulhoso do feito. Estou muito satisfeito, depois de já ter iniciado este ano disputando a Liga dos Campeões, jogar nesta altura a Libertadores e chegar na semifinal me deixa muito orgulhoso, confesso que sim. Estou muito satisfeito de conseguir tudo isso acima de tudo com o Botafogo.
– É um momento que temos que partilhar com todo o universo botafoguense. Somos muito aqui que trabalhamos para que tudo isso seja possível. Trabalhamos muito. Podemos dizer que procuramos a sorte que dá tanto trabalho, mas procuramos essa sorte com dedicação, com empenho, com um dia a dia de grande sacrifício. Nos privamos de muita coisa para podermos ter os resultados que atingimos. E é um prêmio justo, para mim, porque fico satisfeito por ver o trabalho ter espelho em resultados naquilo que conseguimos, mas fico mais satisfeito ainda pelos jogadores, por aquilo que têm feito, pela forma como têm se comprometido. Estou muito satisfeito por eles, porque merecem todos os bons momentos que têm acontecido e, seguramente, que melhores momentos virão, porque está equipe tem uma ambição
Agora, o Botafogo aguarda o adversário da semifinal, que sai do duelo entre Peñarol e Flamengo, nesta quinta-feira, às 19h, no Uruguai. No próximo sábado, volta suas atenções para o Brasileirão para enfrentar o Grêmio.
batanews