PANTANAL-728x90 (1)
Close Menu
NCV NewsNCV News
    NCV NewsNCV News
    • Home
    • Destaque
    • Policial
    • Saúde
    • Economia
    • Esportes
    • Política
    • Geral
    • Cidades
    • Internacionais
    • Curriculum
    NCV NewsNCV News
    Home»Destaque»Biden usa Copa América com Messi e Vini Jr. nos EUA para conquistar voto latino
    Destaque

    Biden usa Copa América com Messi e Vini Jr. nos EUA para conquistar voto latino

    BarthimanBarthimanjunho 21, 2024
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email WhatsApp

    A campanha do presidente Joe Biden resolveu fazer uma aposta inusual em uma eleição americana: o futebol.

    Aproveitando a Copa América, que começa nos Estados Unidos nesta quinta-feira (20), democratas montaram uma estratégia voltada para aproveitar a atenção da enorme comunidade latina no torneio –atraída especialmente por craques como o argentino Lionel Messi e o brasileiro Vini Jr.

    ‘Vai ser o evento mais assistido pela comunidade latina. Estamos falando de mais de 100 milhões de pessoas assistindo ao jogo, milhões de mexicano-americanos, que são fãs da El Tri, a seleção mexicana de futebol’, diz à Folha Maca Casado, diretora da campanha de Biden para a mídia latina.

    ‘Futebol não é um esporte americano em si, como é no Brasil, na Inglaterra ou até mesmo no México’, reconhece Maca. ‘Mas a cultura em torno do futebol está crescendo muito rápido, com a mudança do Messi para os EUA, e por meio de fenômenos culturais como Ted Lasso’, completa, em referência ao seriado premiado em que um treinador de futebol americano passa a comandar um time de futebol inglês.

    O esforço mira engajar um eleitorado crucial em uma eleição disputada, especialmente nos estados-pêndulo de Nevada e Arizona, que abrigam uma enorme comunidade hispânica. Neste ano, 4 milhões de latinos poderão votar pela primeira vez, totalizando 36,2 milhões de pessoas.

    No entanto, apesar de o contingente já corresponder a quase 15% do eleitorado –o segundo maior grupo étnico-racial, atrás apenas de brancos–, latinos têm a mais baixa taxa de comparecimento às urnas –o que oferece um enorme potencial de eleitores para as campanhas.

    O grupo tende a votar em democratas em eleições presidenciais, mas Donald Trump tem feito avanços. O apoio ao republicano nessa parcela do eleitorado aumentou de 28% para 32% da eleição de 2016 para a de 2020, e, neste ano, pesquisa de intenção de voto New York Times/Siena College mostra o empresário seis pontos à frente de Biden –com a ressalva de que, por ser um subgrupo, a margem de erro é de dez pontos.

    Maca não revela quanto foi investido na campanha durante a Copa América, mas afirma ser uma cifra milionária. O primeiro anúncio, lançado nesta quinta, leva o nome de ‘Gooaalll!!’. Com versões em inglês e em espanhol, ele será veiculado durante os jogos mais importantes do campeonato.

    Mais

    A peça começa com arquibancadas vazias, enquanto um narrador diz: ‘Há quatro anos, nós fomos fechados. Estádios estavam vazios. Trump fracassou em relação a nós’, em referência à atuação do ex-presidente durante a pandemia.

    ‘Biden criou 15,6 milhões de empregos, investiu bilhões na criação de novos negócios americanos e está até tornando nossas comunidades mais seguras em relação a violência por armas de fogo’, segue a propaganda, enquanto intercala imagens do presidente com torcedores comemorando um gol. Ao final, um cartão vermelho aparece sobre uma foto de Trump.

    O discurso mira as preocupações centrais do eleitorado latino, segundo pesquisas: economia e violência. Na primeira, Biden é especialmente mal avaliado, diante da disparada da inflação de quase 20% durante seu mandato.

    ‘Mas a parte mais importante [da estratégia] é a de organização. Nós estamos construindo toda uma estrutura. Vamos celebrar com festas para assistir aos jogos em bares esportivos e restaurantes, para encontrar os eleitores latinos onde ele estão, engajá-los, registrá-los [para votar] e se juntarem à nossa campanha’, diz Maca.

    Mais

    Em uma eleição em que o voto não é obrigatório e em que ambos os candidatos são impopulares, analistas apostam que o principal determinante do resultado vai ser quem tiver mais sucesso em convencer seu eleitor a ir às urnas –daí a preocupação em engajar a comunidade latina, de enorme potencial dado seu baixo comparecimento.

    Na tentativa de empolgar o eleitor, a campanha também lançou uma camisa de futebol temática, com o nome de Biden e o número 46 (o democrata é o 46º presidente americano), e uma placa com a frase ‘Golaços Biden/Harris’.

    Há ainda kits bilíngues para quem for assistir aos jogos de casa com sugestões de conversas para o intervalo e ‘a pausa para a cervejinha’ com o objetivo de ‘engajar os convidados sobre como o presidente Biden está sendo efetivo para as famílias latinas em comparação com a agenda antilatina de Trump’, afirma a campanha.

    batanews

    destaque

    Leia também

    Dourados: Zé Teixeira defende convênio para deficientes auditivos

    junho 12, 2025

    Mochi solicita indicações para Nioaque, Bodoquena, Campo Grande, Ribas do Rio Pardo, Camapuã e Bandeirantes

    junho 12, 2025

    Dupla abandona carreta com munições de fuzil e tonelada de maconha

    junho 12, 2025
    Ultimas Notícias
    Destaque

    Dourados: Zé Teixeira defende convênio para deficientes auditivos

    junho 12, 2025

    O deputado estadual Zé Teixeira, 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa, defendeu nesta semana a retomada…

    Mochi solicita indicações para Nioaque, Bodoquena, Campo Grande, Ribas do Rio Pardo, Camapuã e Bandeirantes

    junho 12, 2025

    Dupla abandona carreta com munições de fuzil e tonelada de maconha

    junho 12, 2025

    Pantanal Tech 2025: evento de inovação também terá espaço dedicado à economia criativa

    junho 12, 2025

    Preços da arroba do boi gordo no país: confira as cotações de hoje

    junho 12, 2025

    Governo de MS lança processos seletivos com mais de 200 vagas para Saúde e Educação

    junho 12, 2025

    PL de Hashioka que informa cancelamento virtual de produtos ou serviços é aprovado em 1ª discussão

    junho 11, 2025

    Matéria veda plantio de árvore letal a beija-flores, abelhas e pequenos insetos

    junho 11, 2025

    Powered by

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    1
    WhatsApp
    Olá 👋
    Podemos ajudá-lo?
    Abrir bate-papo