Dois anos depois, o Campeonato Brasileiro masculino de Aspirantes volta a ser realizado pela CBF. A abertura é nesta quarta-feira, com cinco jogos. Um deles logo pela manhã, com clássico entre Botafogo e Vasco, às 10h, no estádio Nilton Santos. Confira todos os jogos da rodada mais abaixo.
Com 16 participantes e em dois grupos de oito cada chave, o Brasileiro permite a inscrição de jogadores até 23 anos, nascidos a partir de 2001. Os quatro melhores colocados avançam às quartas de final. A competição termina na última semana de novembro. O último campeão é o Cuiabá, que venceu o Red Bull Bragantino em 2022.
Jogos desta quarta:
Botafogo x Vasco – 10h – Estádio Nilton Santos (RJ)Fluminense x CRB – 15h – Estádio Marcelo Vieira (RJ)Atlético-MG x Vitória – 15h30 – Estádio Sesc Vila Nova (MG)Juventude x Vila Nova – 15h – Estádio Homero Soldatelli (RS)Cuiabá x Santos – 16h – Estádio CT Manoel Dresch (MT)
Jogos de quinta:
Fortaleza x Sport – 16h – Estádio Presidente Vargas (CE)Criciúma x Mirassol – Estádio Heriberto Hulse (SC)Red Bull Bragantino x Goiás – Estádio Nabi Abi Chedid (SP)
O ge selecionou 10 atletas para os torcedores ficarem de olho nessa competição que tem caráter de nova chance para muitos atletas com “idade estourada”. Ou seja, aqueles que já não podem mais atuar no sub-20 ou estão em último ano neste categoria e ainda têm pouco espaço no profissional.
Da lista abaixo, oito estão nesta condição. Confira!
Zé Phelipe – 19 anos – Atlético-MG
O meia do Atlético-MG tem 19 anos e é um dos destaques do time sub-20 do Galo. Nos últimos dois jogos do Mineiro de juniores ele marcou duas vezes. O jovem meio-campista foi inscrito na lista de 50 jogadores para a Libertadores deste ano, mas ainda não fez a estreia no profissional.
No Galo, ainda há outros nomes interessantes como o atacante Caio Maia (19 anos) e o goleiro Robert Assunção, também de 19, convocado na semana passada pelo técnico Ramon Menezes para período de treinos com a Seleção sub-20.
Chumbinho – 21 anos – Red Bull Bragantino
Um dos casos de jogador que passou do “limite” de 20 anos, Willian da Silva Santos, o Chumbinho, fez 21 no último sábado. O meia tem dois jogos pelo profissional do Red Bull Bragantino – atuou contra o Fortaleza e diante do Flamengo, quando entrou em campo lado de Riquelme, de 18 anos, outro destaque do time que vai lutar pelo título depois do vice de 2022.
Lukas Zukarello – 17 anos – Vasco
Revelado pelo Sport e contratado pelo Vasco em setembro de 2022 logo no início da curta era da 777 Partners, Zukarello tem só 17 anos e é o titular do time sub-20 campeão da Taça Guanabara e de boa campanha no Carioca. Ao lado de outros nomes de destaque na categoria, como Bruno Lopes, que já fez a estreia no profissional, Zukarello é a esperança do clube de São Januário, um dos maiores entusiastas da competição. Pelo ranking da CBF, o Vasco ficou de fora dos últimos dois Brasileiros sub-20.
Isaac – 20 anos – Fluminense
Já com 14 jogos pelos profissionais do Fluminense – inclusive com boa participação no início do Carioca 2024, com dois gols -, o atacante está no último ano de juniores. Muito veloz, o ponta foi relacionado pela última vez no profissional um mês atrás, na derrota por 2 a 0 para o Atlético-MG pelo Brasileirão.
Matheus Nascimento – 20 anos – Botafogo
Outro com experiência nos profissionais, Matheus ainda está longe de cumprir as altas expectativas de quando foi integrado e fez a estreia no profissional com apenas 16 anos, em 2021. Com longo histórico na base da Seleção, o jogador passou por cirurgia após lesão na coxa direita ainda no início do Brasileirão deste ano. É provável que retorne gradativamente às atividades durante o Brasileiro de Aspirantes.
Kauê Canela – 20 anos – Fortaleza
Atacante de boa estatura (1,80m), o jogador natural de Orlândia (SP) foi o artilheiro da equipe no Brasileiro sub-20 deste ano – marcou 11 gols na campanha do Fortaleza, semifinalista da competição. Iarley (um dos artilheiros da Copinha deste ano com cinco gols) que passou da idade do sub-20 – no caso de Canela, é o último ano da categoria. O time cearense aposta na formação de Aspirantes e tem como exemplo de “descoberta tardia” o meia Hércules, que se destacou nesta competição em 2021.
Miguelito – 20 anos – Santos
Autor de dois gols nas Eliminatórias da Copa do Mundo, o boliviano Miguelito é tratado como o mais promissor do elenco da base do Santos. O garoto está no Brasil desde a adolescência, foi destaque na conquista do título do Paulistão Sub-20 em 2022, porém ainda não conseguiu se firmar no time de cima do Peixe. Nesta temporada, soma apenas 54 minutos em campo sob o comando de Fábio Carille e foi inscrito no Brasileirão de Aspirantes para ganhar ritmo de jogo.
Marcelo Ajul – 22 anos – Sport
Primeiro zagueiro da lista, o jogador apareceu bem na Copinha de 2023, mas ficou em litígio com o time pernambucano e volta ao Leão da Ilha do Retiro depois de ser campeão da Série A2 pelo Jaguar no último final de semana. Enzo Vagner, filho de Vagner Love, também está na lista de jogadores do Sport, campeão pernambucano sub-20, para o torneio de Aspirantes.
Luiz Felipe – 20 anos – Cuiabá
O atual campeão dos Aspirantes tem um meia de boa técnica e finalização apurada de média e longa distância. Ele estreou nos profissionais este ano contra o Academia no estadual cuiabano e foi relacionado em jogo no Peru contra Real Garcilaso, pela Copa Sul-Americana, neste ano.
José Breno – 20 anos – Vitória
O meia disputou dois jogos no profissional este ano – mas com aparições bem rápidas por enquanto no Brasileiro e na Copa do Nordeste. Ao lado do ponta Luis Miguel, é um dos atletas que ganha experiência no profissional – disputaram a Série D pelo Itabuna da Bahia -, mas devem descer para disputar os Aspirantes.
batanews