Com 900 gols computados em jogos oficiais , Cristiano Ronaldo agora parte para mais um desafio na vitoriosa carreira: chegar ao milésimo gol. Falta muito? Talvez, não. O ge pesquisou todos os gols marcados pelo craque português em partidas que normalmente seriam aceitas no Brasil, mas não são consideradas oficiais nas estatísticas usadas no exterior – amistosos de clubes e jogos por seleções de base/olímpica. Este levantamento mostra que CR7 pode estar a apenas 36 gols dos mil, dependendo do critério adotado.
Cristiano Ronaldo pode até não estar preocupado em incluir seus “gols não oficiais” na corrida ao milésimo. Mas, se vier a precisar, pode usar as contas feitas pelo ge: hoje, além dos 900 contabilizados, o atacante de 39 anos tem 46 marcados em amistosos por clubes e 18 em seleções de base e olímpica. Total: 964 gols. Na contagem paralela, faltariam apenas 36 para a marca histórica, mas o número, como em qualquer levantamento dessa natureza, pode variar de acordo com cada critério pessoal:
Confira as contagens possíveis dos gols de CR7 (e escolha a sua):
Somente jogos oficiais: 900 (veja infográfico dos gols no final da reportagem)Jogos oficiais + amistosos entre times profissionais: 940Jogos oficiais + amistosos de qualquer tipo: 946Jogos oficiais + amistosos entre times profissionais + jogos de seleções de base/olímpica: 958Jogos oficiais + amistosos de qualquer tipo + jogos de seleções de base/olímpica: 964
O padrão europeu de contagem de gols considera apenas partidas de competição, no caso de clubes, e aceita também amistosos de seleções adultas. Mesmo jogos de campeonatos estaduais, que são jogos oficiais no Brasil mas não fazem parte da cultura esportiva da maioria dos países, são ignorados em muitos levantamentos de gols.
Essa diferença de critérios está no centro de qualquer discussão sobre, por exemplo, os gols de Pelé – 1.283 contando todos os jogos, porém 767 na maioria das estatísticas de fora do Brasil . Outro atacante que passou dos mil gols, Romário também teve sua contagem marcada por controvérsias.
Por isso, seguindo o padrão que sempre conheceu, Cristiano Ronaldo sequer menciona essa possibilidade de incluir os gols “não oficiais”. O craque do Al-Nassr até brincou, ao alcançar os 900 gols, sobre a veracidade da marca, dizendo que podia provar seus gols porque “todos têm vídeo”.
Ao ignorar os “outros gols” (muitos deles com vídeo, por sinal), CR7 evita as polêmicas. Afinal, como toda contagem de gols, seja do passado ou do presente, até os amistosos de Cristiano Ronaldo, disputados no século XXI e fartamente documentados, também teriam seus asteriscos. Dos 46 gols que marcou em jogos desse tipo, 40 foram contra outros times profissionais, mas os outros seis, no entanto, foram contra times B ou combinados.
Temporada 2006/07 – Manchester United 4 x 3 Combinado da Europa – 1 golTemporada 2010/11 – Combinado de Múrcia 2 x 2 Real Madrid – 1 golTemporada 2011/12 – Seleção do Kuwait 0 x 2 Real Madrid – 1 golTemporada 2018/19 – Juventus 5 x 0 Juventus B – 1 golTemporada 2022/23 – Combinado Al-Nassr/Al-Hilal 4 x 5 PSG – 2 gols
Confira os gols de CR7 em amistosos, por clube:
Sporting – 3 golsManchester United – 12 golsReal Madrid – 25 golsJuventus – 4 golsAl-Nassr – 2 gols
E o gols nas seleções de base e olímpica de Portugal:
Sub-15 – 7 golsSub-17 – 5 golsSub-20 – 1 golSub-21 – 3 golsSeleção olímpica (sub-23) – 2 gols
batanews