A serenidade habitual estava lá. Se nas derrotas Dorival Júnior tenta manter a tranquilidade e o discurso de início de trabalho, na vitória sobre o Chile, por 2 a 1, nesta quinta-feira, em Santiago, pela eliminatórias, não foi diferente. Por mais que identifique pontos positivos, o treinador evitou euforia e voltou a projetar o Brasil esperado pelo torcedor só para a Copa do Mundo.
Dorival elogiou a postura da Seleção mesmo após sofrer um gol logo no primeiro minuto de partida e celebrou que os gols saíram de jogadas de inversão trabalhadas para que os pontas recebessem a bola com espaço. Ainda assim, cada resposta foi comedida lembrando o processo de renovação e as oscilações que seguirão acontecendo:
– A partir do momento que o árbitro inicia uma partida, é natural que o nível de concentração tem que ser alto. Aconteceu, eles foram felizes, mas fico feliz por ver a maturidade da equipe, mesmo muito jovem. Tivemos equilíbrio e tranquilidade, acelerando nos momentos em que tivemos posse de bola. Trocamos um número considerável de passes, invertendo das jogadas.
“Os gols saíram em inversões e muita coisa que foi trabalhada ficou clara no dia de hoje. Estamos caminhando passo a passo, com muita coisa para consertar, mas aos pouquinhos encontrando o caminho”
O comandante da Seleção lembrou que apenas Danilo, Marquinhos, Paquetá e Raphinha foram titulares na Copa do Mundo do Catar entre os que estavam em campo e que tantas mudanças acabam impactando na evolução da equipe:
“Uma renovação não é simples. Tínhamos apenas quatro jogadores que finalizaram a última partida da Copa e isso tem um peso considerável”
– Não estamos com a estrutura que foi montada para a Copa anterior e isso acaba dificultando ainda mais o encontro pelo equilíbrio com a jovialidade desses meninos e a experiência de outros que ali estão. Essas oscilações acontecem e continuarão acontecendo. Chegaremos com uma equipe forte daqui a dois anos, mas passaremos alguns apertos. Tudo o que está sendo pedido e treinador os jogadores estão desenvolvendo.
Com 13 pontos, o Brasil pulou para a quarta colocação e respira mais aliviado nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Na próxima terça-feira, às 21h45 (de Brasília), a Seleção encara os peruanos no Mané Garrincha, na Capital Federal, pela décima rodada da competição. Suspenso pelo segundo amarelo, Lucas Paquetá está fora.
Confira outros trechos da coletiva
Igor Jesus
O Igor preencheu aquele 9 de área, para ser pivô em determinados momentos e que possa, ao mesmo tempo, buscar o ataque a última linha. Tivemos consideravelmente na noite de hoje e não tínhamos nas partidas anteriores. É uma mudança de comportamento a aquilo que foi proposto e trabalhado, e conseguimos fazê-lo. A todo instante tivemos ataque a última linha e pudemos criar mais chances do que nos últimos jogos.
Recado para o torcedor
Estávamos totalmente afastados na Seleção de modo geral, não por culpa de um ou outro, mas pelo momento do país de modo geral. É uma oportunidade de darmos as mãos e trazer o torcedor para o nosso lado. Quando assumi a Seleção, todos falavam de renovação e quando é feito você não encontra o resultado com a mesma velocidade. No nosso país, você busca o sucesso antes do trabalho e isso é só no dicionário. Nunca aconteceu. Espero paciência, vamos oscilar, não vamos ter jogos maravilhosos, mas estamos crescendo. O trabalho continua com pé no chão, equilíbrio e apoio do torcedor. É preciso mostrar que há coisas boas acontecendo. Com resiliência, todos vamos crescer.
Urgências para corrigir
Foi um resultado importante, mas nada além disso. É muito pouco para o que queremos e almejamos. Vamos seguir o trabalho com máximo respeito. Tomamos o gol, seguimos como equipe, equilibrados como foi trabalhado, posse de bola impressionante, retomada rápida de bola… Erros e acertos serão mostrados.
Suspensão de Paquetá
O André teve um choque muito forte no último treinamento e estava até com dificuldades para performar. Fez um trabalho intenso para estar em campo. Paquetá já tinha amarelo e estamos conversando sobre a vinda de mais um atleta. Até o final da noite vamos ter essa definição para termos o grupo sempre completo conhecendo cada um deles.
batanews