A carreta do Hospital do Amor iniciou suas atividades nesta segunda-feira (01/07) em Ivinhema, com atendimento programado para o Distrito de Amandina na próxima semana. A Unidade Móvel estará em Ivinhema de 01/07/2024 a 05/07/2024 e em Amandina de 08/07/2024 a 10/07/2024. Serão realizados 234 mamografias e 312 exames preventivos em Ivinhema e 150 mamografias e 166 exames de Papanicolau em Amandina.
Eduardo Teshima, coordenador do leilão do Hospital do Amor de Ivinhema, esteve presente na chegada da carreta e destacou a importância dessa ação para a comunidade:
“Acho que é todo o trabalho de toda a nossa comunidade e nós, a Comissão Organizadora, temos a preocupação de trazer algo para a nossa população, algo para as mulheres. Aproveitando essa semana, que no próximo final de semana já é um grandioso evento, trazer a carreta de prevenção de mamografia e preventivo. Lembrando que mamografia é a partir dos 40 anos de idade e o preventivo a partir dos 25. Porém, se mulheres, mesmo que não tiverem 40 anos de idade e tiverem algum sintoma na mama, procurem aqui o pessoal da rede feminina. Vai trazer enfermeira do Hospital do Amor e vai estar tirando suas dúvidas, fazendo algumas consultas sintomáticas. Se necessário, depois faz algum exame complementar de ultrassom, tá? Pra realmente ter certeza, ter um diagnóstico muito preciso.”
Teshima também destacou a importância do diagnóstico precoce e a estrutura da carreta:
“A importância da prevenção é fazer o diagnóstico precoce. Nos países de primeiro mundo, nenhuma mulher morre mais de câncer porque aprendeu a fazer a prevenção. Aqui, a carreta está junto à rede feminina, uma grande parceira do Hospital do Amor de Barretos. A prevenção é totalmente gratuita. Lembrando que esses exames são muito precisos, os melhores equipamentos de mamografia, no sistema preventivo para evitar zero contaminação. Os materiais utilizados pela carreta são todos importados, de alto padrão mesmo em termos de armazenamento. O sistema de coleta do material é muito moderno porque é zero contaminação.”
Os exames serão realizados para mulheres de 40 a 69 anos de segunda a sexta-feira. Para aqueles que não conseguiram vaga, Teshima orienta:
“Você que às vezes não conseguiu sua vaga, deixa o seu contato, deixa sua vaga e fique de alerta porque, quando menos espera, pode surgir duas ou três vagas. Passando por aqui e deixando seus dados, com certeza surgindo uma vaga você terá um encaixe.”
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA OS EXAMES
– RG
– CPF
– Cartão SUS
– Comprovante de Residência
A carreta estará localizada na Rede Feminina de Combate ao Câncer, na Av. Alcides Fuzinato, 191 – Água Azul, Ivinhema – MS. Interessados podem deixar seu nome e número de telefone na recepção do hospital para agendamento.
ivinoticias